A equipa do presidente eleito nas eleições de 30 de Outubro, Lula da Silva, chegou esta quinta-feira à capital do país, Brasília, para iniciar o processo de transição do Governo, escreve o Notícias ao Minuto que cita a Associated Press.
A preocupação com o Orçamento do ano que vem tem sido um dos principais focos de atenção da equipa de Lula. O desafio é alcançar um acordo com o Congresso Nacional para viabilizar recursos destinados a compromissos assumidos pelo petista durante a campanha eleitoral.
A equipa procura, também, garantir as condições de governabilidade numa altura em que o Congresso é altamente favorável a Jair Bolsonaro, e assegurar que a administração do candidato derrotado nestas eleições presidenciais vai manter uma postura de cooperação.
O processo de transição entre governos é previsto em lei desde 2002 e tem como objectivo permitir que o presidente eleito se informe sobre o funcionamento da gestão pública federal e prepare as primeiras medidas que adotará como chefe do Poder Executivo.