O País – A verdade como notícia

Energia abundante em Songo

Foto: UD Songo

A União Desportiva do Songo fez a sua segunda vítima pós-afrotaças. Depois de na 21.ª jornada ter vencido, em casa, ao Ferroviário de Lichinga, por 3-2, os “hidroeléctricos” voltaram a vencer, esta quarta-feira, desta feita ao Textáfrica de Chimoio, por 3-0, em jogo em atraso, pontuável para a 19.ª jornada da maior prova futebolística do país.

Com este resultado, os “hidroeléctricos” ascenderam à quarta posição, agora com 37 pontos, menos 13 que o líder Associação Black Bulls e menos oito que o segundo classificado, Ferroviário da Beira. O conjunto de Carlos Manuel continua assim a sonhar em fazer boa figura nesta prova, até porque é sempre um candidato ao título, dado o investimento que tem feito nesse sentido.

Ainda na senda de jogos em atraso, os “hidroeléctricos” deverão defrontar o Costa do Sol, partida a ser disputada já no próximo mês, inserida na 20.ª jornada, completando assim, o seu calendário de jogos.

Entretanto, na 22.ª jornada a União Desportiva do Songo desloca-se à Beira, onde irá medir forças com o Ferroviário local, actual segundo classificado do Moçambola e que, por isso mesmo, quererá fazer valer esse estatuto para vencer a partida. Por seu turno, os “hidroeléctricos”, que tencionam aproximar-se ao “trio” do pelotão da frente, anteveem que vão dar o peito às balas, de modo a sair com uma vitória.

Se por um lado a União Desportiva do Songo mantém a senda vitoriosa, doutro lado da barricada já não se pode dizer o mesmo, pois o Textáfrica de Chimoio de jogo em jogo vai carimbando a sua “sentença de morte”, sendo, por isso, um dado adquirido que já desceu de divisão.

É que, por mais que os “fabris” do Planalto vençam os últimos cinco jogos que restam, o mínimo que podem conseguir são 26 pontos, bastante exíguos para garantirem a manutenção. O mínimo para escapar da despromoção são 30 pontos. Depois da derrota na 21.ª jornada, por 0-1, frente ao Ferroviário de Nacala, o Textáfrica recebe, na ronda que se segue, a líder Associação Black Bulls, numa partida em que, sem dúvida, os “touros” partem como favoritos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos