O membro da Comissão Política da Frelimo, Eneas Comiche, afirmou ontem que os “camaradas” não estão à procura de um candidato do Norte, do Centro ou do Sul. O também chefe da Brigada Central de Assistência à Província de Sofala garantiu que a Frelimo terá um candidato com perfil para continuar a dirigir o país de forma coesa, estável e na busca de independência económica.
A Frelimo, de acordo com Eneas Comiche, membro da Comissão Política deste partido, disse, esta segunda-feira, na cidade da Beira, que os “camaradas” não estão à procura de um candidato do Norte, Centro ou Sul do país. Comiche garantiu ainda que o partido no poder está, sim, à procura de um candidato que represente de forma condigna os moçambicanos.
Para a Frelimo, o seu candidato deve ainda ter capacidades para a manutenção da paz como forma de devolver a tranquilidade aos moçambicanos, sobretudo em Cabo Delgado, província que tem sido assolada por ataques terroristas desde 2017.
“Dirigir este país é no sentido de sermos mais unidos, mais coesos e sabermos tirar o máximo proveito das potencialidades económicas. E, acima de tudo, conquistarmos a independência económica e a manutenção da paz e estabilidade do país, da região da África Austral, do continente e do mundo.”
Comiche, que está na cidade da Beira na qualidade de chefe da Brigada Central de Assistência à Província de Sofala, apelou ainda aos membros do seu partido para, depois das eleições internas, continuarem unidos e, para tal, exortou-os a guiarem-se pelos estatutos da Frelimo.
“Temos um código de conduta. E é isso que as diversas estruturas da direcção do partido, não só ao nível central ou provincial, vão fazer para que sejam cabalmente cumpridos.”