O País – A verdade como notícia

Encerramento de Ressano Garcia condiciona movimentação de camiões em Machipanda

Foto: O País

Há enchentes de camiões na fronteira de Machipanda, na província de Manica. O facto deve-se ao encerramento da fronteira de Ressano-Garcia, em Maputo, que foi originado pelas recentes manifestações violentas na maior fronteira do país.

Depois do nos dias seis e sete do corrente mês, o maior posto fronteiriço ter sido encerrado devido a vandalização,  a fronteira de Ressano-Garcia muitos automobilistas, sobretudo, de veículos de  transporte de cargas, que pretendem entrar ou sair do país, pela fronteira de Ressano Garcia, foram obrigados a mudar de rota e o caminho foi a fronteira de Machipanda, na província de Sofala, tal como refere Carlos Sete. 

“Até mesmo ontem  “vejo que por causa da fronteira da África do Sul, muitos já não usam aquela via, estão a vir nesta aqui, Carlos Sete”, disse.

É uma saída que não tem sido nem tão pouco fácil para os camionistas que chegam a permanecer por mais de 24 horas para atravessar para o vizinho zimbabwe.

“A afluência de camiões, hoje, é maior,  porque todos os motoristas estão a andar de um lado para o outro”, referiu Tawanda Gwara.

Machipanda é o principal ponto de travessia terrestre de diversos produtos que saem do porto da Beira para os países do interland, que hoje, para aliviar o congestionamento anormal, alguns automobilistas tiveram de fazer-se em contra-mão, tal como fez a equipa do “O País”.

“Eu vou a Zimbabwe, cheguei de manhã. Estava muito longa a fila, mas agora já tende a ser rápida, acredito que daqui há pouco irei atravessar”, disse Simba Dube, que já devia estar no Zimbabwe.

Os automobilistas pedem com urgência o alívio do tráfego da fronteira.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos