O País – A verdade como notícia

EN4 com tráfego condicionado nas secções 16 e 17 na província de Maputo

O trânsito está condicionado na Estrada Nacional número 4 (EN4) até o dia 18 de Dezembro em curso, concretamente na secção 17, que parte de Ressano Garcia ao nó da Moamba, bem como na secção 16, no troço nó da Moamba/Malhampsene. A situação deve-se a obras em curso na rodovia.

As obras em curso visam melhorar o pavimento e, por conta disso, o trânsito está condicionado em todas faixas de rodagem. Esta são abertas de forma alternada para permitir a fluidez do tráfego. Nos dois sentidos da EN4, no sentido Malhampsene/Ressano Garcia e vice-versa na se circula como de costume.

O facto origina longas filas de condutores que procuram seguir viagem pela via. Um dos automobilistas que falou ao “O País” considerou constrangedor usar o troço Malhampsene/Ressano Garcia e vice-versa por estes dias.

Outro motorista que fazia o trajecto Moamba/Maputo disse que é necessário que as obras decorram para melhorar a transitabilidade, apesar do constrangimento a que os utentes da via são sujeitos.

A Trans African Conssession (TRAC), concessionária da EN4, disse que os trabalhos decorrem sem ignorar o facto de que nos próximos dias o tráfego rodoviário vai aumentar.

Fenias Mazive, director daquela empresa, contou que a empreitada visa, entre outras finalidades, garantir a fluidez de tráfego. “Se não conseguirmos concluir” o trabalho “no dia 18, vamos até Janeiro”.

De referir que o trânsito tende a ser mais intenso da África do Sul para Moçambique, através da fronteira de Ressano Garcia. Para os próximos dias, espera-se uma situação similar devido ao regresso de cidadãos que trabalham naquele país vizinho, sobretudo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos