O País – A verdade como notícia

Empresas expõem produtos, serviços e inovações tecnológicas na MOZGROW

Várias empresas estão a expor os seus produtos, serviços, soluções e inovações tecnológicas para o sector do agronegócio na quinta edição da feira Mozgrow. Uma das tecnologias expostas é um drone que pulveriza campos agrícolas.

Com a tenda e o recinto da Arena 3D, na KaTembe, cidade de Maputo, completamente preenchidos, os expositores da quinta edição da MOZGROW estão a expor os principais produtos, serviços e inovações tecnológicas para alavancar o sector do agronegócio no país.

Uma das tecnologias em exposição é o drone usado para a pulverização de extensas áreas agrícolas. O seu tamanho é “gigante”, mas com quase as mesmas características de um drone usado para filmar ou como uma arma de guerra.

“O equipamento (drone) faz o serviço de pulverização de campos, usando produtos em estado sólido assim como o líquido. Por baixo, leva um tanque, que pode ser trocado para o sólido ou líquido, e que faz a dispersão do produto pelas machambas”, explicou Hassane Pitouro, da AEROMAP.

O drone de pulverização tem uma capacidade que varia de 40 a 50 litros. “Tem uma autonomia de voo, enquanto ele estiver a fazer a dispersão, de pelo menos nove minutos e, neste período, pode pulverizar cerca de dois hectares ou dois hectares e meio dependendo das condições do meio”, revelou Hassane Pitouro.

“Ele tem”, acrescenta Hassane Pitouro, “um remote que tem um display e o próprio drone tem a componente de uma câmara. Então, enquanto ele estiver no ar, vai mostrando no remote, onde ele está, o que está a fazer e outros elementos. Os voos são automáticos porque o mesmo drone faz o mapeamento da área e depois disso é que vai fazer o trabalho de pulverização”.

Para os que não quiseram optar pela agricultura tradicional, a feira MOZGROW expõe a hidroponia como alternativa. “Hidroponia é uma sistema de recirculação de água, produção de alimentos sem o uso de solo. Então, nós temos um tanque reservatório que nós colocamos a água e a solução nutritiva e de lá temos uma bomba que puxa a água para o sistema e do sistema volta para o tanque. Por isso, é um sistema económico e que poupa 90 % de água”, expôs Samuel Alexandre, técnico da Moz Hydroponic.

O crescimento de culturas nestes moldes, assegura a Moz Hydroponic, é mais rápido que nos tradicionais. “Porque nós controlamos os parâmetros sobre a quantidade de solução que vamos dar, de nutrientes que a planta precisa. Então, o crescimento é mais rápido que no solo”, garantiu Samuel Alexandre.

E para ter acesso a essas culturas, não é muito difícil. Aqui, há todo o tipo de insumos agrícolas, mas também podem ser adquiridos em qualquer canto do país.

“Nós estamos na Mozgrow e pretendemos estender a nossa carteira de clientes, criar oportunidades de negócio e também ver a tendência do mercado. Estamos aqui para garantir que as pessoas tenham conhecimento da nossa loja. Nós estamos disponíveis em todo o país. Temos uma rede de agrodealers que também fazem chegar as nossas sementes e os nossos insumos até a última milha de produtores a nível nacional”, expos Fauzia Matsinhe, representante das lojas AQI, na MOZGROW.

A TECAP, também, está presente na feira nacional de agronegócio. “Temos a nossa marca que é referência que é o trator sonalika com cabine e diversos produtos da área veterinária bem como agrícola. Preparamos, igualmente, um produto especial que é o colosso, uma referência muito grande a nível veterinário. Ele é um óptimo produto para questões de eliminação de carraças, sarnas e outros” disse Miro Leão, representante da TECAP.
E a Mozgrow é, também, um evento ideal para quem busca por oportunidades de financiamento no sector do agronegócio. “Um dos grandes propósitos do fundo que nós temos, de financiamento, é de fazer com que os pequenos produtores tenham contacto ou ligações e, desta forma, terem maior acesso aos mercados”, esclareceu José Cardoso da Agência do Vale do Zambeze.

É tudo isto e muito mais que está exposto na quinta edição da feira MOZGROW, que decorre até sexta-feira na Arena 3D, KaTembe, Cidade de Maputo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos