O presidente do Zimbabwe estendeu para hoje a realização do processo de votação para dar oportunidade aos que não puderam votar ontem. Emmerson Mnangagwa, que procura renovar o seu mandato, justificou a medida apontando a demora na abertura das urnas na quarta-feira.
Os zimbabweanos que não conseguiram votar esta quarta-feira tiveram mais uma oportunidade esta quinta-feira.
A decisão da extensão do período de votação foi tomada pelo Presidente Emmerson Mnangagwa, que luta pelo segundo mandato.
As eleições, de acordo com a imprensa internacional, estão a decorrer num ambiente calmo, embora haja queixas de tentativa de manipulação de votos pelo partido no poder.
Alguns eleitores denunciaram o envio de mensagem nos seus celulares, pelo partido no poder, apontando Mnangagwa como melhor candidato a ser votado.
A polícia zimbabweana anunciou a detenção de 39 observadores eleitorais e membros de duas organizações cívicas, que trabalham nas eleições presidenciais e legislativas.
Na sua posse, estavam computadores e telemóveis supostamente usados para coordenar a publicação de resultados eleitorais por certas organizações cívicas