O País – A verdade como notícia

Emissores de radiodifusão analógica nas cidades de Maputo, Nampula e Tete serão desligados

No dia 20 de Setembro, emissores de radiodifusão analógica nas cidades de Maputo, Nampula e Tete serão desligados.

O Conselho de Ministros, na sua 16ª sessão, através da Resolução nº 28/2021, de 4 de Junho, aprovou e determinou as fases de desligamento dos emissores de transmissão analógica de radiodifusão televisiva, visando concluir o processo de migração do sinal de televisão analógico para digital em curso em Moçambique. O desligamento vai decorrer em duas fases, sendo a primeira até 30 de Setembro e a segunda até 31 de Dezembro de 2021.

Neste sentido, no dia 20 de Setembro de 2021, serão desligados todos os primeiros emissores de radiodifusão analógicos, localizados nas cidades de Maputo, Nampula e Tete, no quadro da conclusão do processo. Este desligamento é o primeiro desta primeira fase e constitui parte dos que ainda vêm, até ao término desta fase, prevista para 30 de Setembro.

Ainda nesta primeira fase, serão desligados os emissores localizados em Namaacha, Xai-Xai, Chókwè, Maxixe, Vilankulo, Beira, Chimoio, Quelimane, Tete, Nampula, Ilha de Moçambique, Nacala, Pemba, Lichinga e Cuamba. Na segunda fase, serão abrangidos Massinga, Marromeu, Zóbuè, Songo, Monapo, Ribauè, Namialo, Ilha de Ibo, Chiúre, Mandimba, Majune, Ngauma e Lago. O desligamento será realizado nos locais onde haja disponibilidade do sinal digital e dos descodificadores.

Refira-se que todos aqueles que já possuem acesso ao sinal de televisão, através de descodificadores, não precisarão de os trocar, pois estes já estão a fazer a conversão do sinal analógico.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos