A embarcação Bagamoyo, que durante vários anos fez a travessia Maputo–KaTembe, está a ser destruída e transformada em sucata. O “ferryboat” estava avariado e atracado na ponte-cais de KaTembe há cerca de sete anos.
Durante vários anos, os “ferryboats” Bagamoyo e Mpfumo foram indispensáveis na baía de Maputo, garantindo a travessia diária de pessoas e bens, entre a Cidade de Maputo e o distrito de KaTembe.
Em 2016, a imponente embarcação Bagamoyo, em estado bastante obsoleto, que já operava com apenas um dos dois motores, saiu de circulação, dando-se, assim, o princípio do fim da sua longa serventia.
Em 2021, já não era apenas o ferryboat Bagamoyo que precisava de reforma. O Mpfumo também.
A Transmitiam, empresa responsável pela gestão, já avaliava o provável destino das duas embarcações.
“Provavelmente o Bagamoyo poderá ir a abate e vendido como sucata, tendo em conta a sua condição obsoleta e a sua idade. Afinal, estamos a falar de uma embarcação construída em 1972”, disse José Mpwete, director-geral da Transmarítima, a 21 de Maio de 2021, numa entrevista exclusiva ao “O País”.
E assim foi. Dois anos depois, a embarcação, com 51 anos de existência, está a ser transformada em sucata.
De Bagamoyo, que durante anos transportou, de Maputo para KaTembe e vice-versa, mais de 200 pessoas e oito viaturas ligeiras a cada viagem, só existirá em lembranças.
Abdul Manafi, nativo de Katembe, passou a sua adolescência usando a embarcação, defende que em vez de o destruir, devia ser recuperado e alocado a outros pontos que, neste momento, se ressente de crise de embarcações.
A nossa equipa entrou em contacto com a Transmarítima para entender as razões da destruição da embarcação, o destino da sucata e o passo a seguir em relação ao “ferryboat” Mpfumo, que, obsoleta, se encontra atracada na ponte-cais do lado de Katembe.
A área de assessoria da Direcção-Geral da empresa prometeu pronunciar-se esta segunda-feira.