O País – A verdade como notícia

Embaixador dos EUA defende que transformação digital tornará Moçambique mais competitivo a nível regional

Uma das primeiras intervenções do dia inaugural da Feira de Tecnologias da MozTech, na Arena 3D, na Catembe, Cidade de Maputo, foi do Embaixador dos Estados Unidos da América em Moçambique, Peter H. Vrooman. Segundo defendeu o diplomata, a transformação digital em Moçambique é indispensável porque, assim, o país se tornará mais competitivo a nível regional.

Para Peter H. Vrooman, além de se desenvolver ao nível socioeconómico, com inovação tecnológica, Moçambique pode resolver os principais desafios de emprego e estimular desenvolvimento. Justamente por isso, o Embaixador dos Estados Unidos da América em Moçambique frisou que “É um grande prazer participar nesta 10ª edição da Moztech, que tem ajudado a promover tecnologias em Moçambique, na última década”, até porque o governo norte-americano reconhece o papel que a tecnologia desempenha ao nível económico.

Na manha desta quarta-feira, inclusive, Peter H. Vrooman lembrou que o Presidente dos EUA, Joe Biden, lançou uma iniciativa tecnológica de transformação digital para África, ano passado, de modo a financiar o sector na capacitação digital com capacidade de estimular a literacia, os reguladores e decisores.

Segundo Peter H. Vrooman, não obstante Moçambique ter potencial tecnológico para, através dessa área de investimento, gerar empregos aos moçambicanos, a inovação e a competitividade são palavras-chave que farão sentido se houver infra-estruturas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos