José Manuel, Embaixador de Angola em Moçambique, falava em representação dos Altos-Comissários e Embaixadores de 14 países com representações em Moçambique, durante o lançamento da semana comemorativa da Comunidade de Países para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizado esta quinta-feira, na província da Zambézia. São 43 anos que a organização assinala no próximo dia 17 de Agosto sob o lema “Economia Azul Fortalecendo a Integração Regional na SADC”.
O diplomata fez saber que os países têm centrado a sua cooperação em vários domínios, desde culturais, económicos e políticos. “Os países-membros da SADC têm cooperado no campo político, económico, político e social com o objectivo último de fazer a integração regional. Esta integração regional é um dos últimos fins da SADC, que pretende ver os estados-membros a desenvolver-se de uma maneira sustentável, equilibrada e que possamos cooperar entre nós”, precisou José Manuel, Embaixador de Angola em Moçambique, em representação de todos os diplomatas cujo os países estão representados em Moçambique e são membros da SADC.
Henriques Bongesse, vice-ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas, que dirigiu o lançamento da Semana Comemorativa da SADC, sob o lema “Economia Azul Fortalecendo a Integração Regional na SADC”, defendeu que o engajamento da missão da organização é visível no país. Destacou a intervenção da organização no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado. “Na província Cabo Delgado, temos sossego, a nossa população já está a regressar à sua zona de origem graças a essa cooperação entre os países e as nossas Forças de Defesa e Segurança”, destacou Bongesse.
Os altos-comissários e embaixadores de 14 países-membros da SADC ofereceram víveres a um centro de acolhimento de crianças órfãs e vulneráveis.
A província da Zambézia vai acolher as cerimónias centrais do Dia da SADC no próximo dia 17 Agosto.