A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, garantiu os votos necessários para a sua indicação como candidata dos democratas, após a desistência de Joe Biden. Harris era a única candidata interna, pelo que a sua indicação já era certa.
Já era previsível, mas agora há confirmação. Kamala Harris conseguiu votos da maioria dos delegados democratas e vai assumir o lugar de Joe Biden na corrida à Casa Branca, numa nomeação histórica.
O prazo para os mais de 4000 delegados votarem, em formato virtual, continua até segunda-feira, mas Kamala Harris era o único nome na corrida, pelo que a sua nomeação estava quase garantida.
Em sua rede social X, Kamala Harris disse estar honrada por ser a presumível candidata à Presidência dos Estados Unidos, uma vez que o processo de votação vai terminar esta segunda-feira. Na mesma rede social, Joe Biden, o actual presidente, também mostrou-se “orgulhoso” pela nomeação de Kamala Harris.
A decisão deixou também orgulhosos o antigo presidente Barack Obama e sua esposa Michelle Obama.
“No início desta semana, a Michelle e eu telefonamos à nossa amiga Kamala Harris. Dissemos-lhe que achamos que será uma excelente Presidente dos Estados Unidos e que tem todo o nosso apoio. Neste momento crítico para o nosso país, vamos fazer tudo o que pudermos para garantir que ela ganhe em Novembro. Esperamos que se juntem a nós”, escreveu Barack Obama.
Horas depois de Harris ter assegurado os votos necessários para ser a candidata do partido, o candidato republicano, Donald Trump, anunciou um acordo com a Fox News.
Harris aceitou debater com Trump no dia 10 de Setembro e não no dia 04, como Donald Trump anunciou no sábado.
A Convenção Nacional dos Democratas de 2024 terá lugar em Chicago, de 19 a 22 de Agosto.