O País – A verdade como notícia

Eleições na Turquia: Líderes internacionais felicitam Erdogan pela vitória

Foto: Notícias ao Minuto

Recep Tayyip Erdogan, há 20 anos no poder, foi reeleito este domingo, após a segunda volta das eleições presidenciais e vários líderes mundiais felicitaram o Presidente turco pela vitória.

Vários chefes de Estado, como Volodymyr Zelensky, Vladimir Putin, Emmanuel Macron e Nicolás Maduro felicitaram o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pela sua vitória na segunda volta das eleições que decorreram ontem, escreve o Notícias ao Minuto.

Na rede social Twitter, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, felicitou o Erdogan e disse que espera desenvolver a cooperação com a Turquia para a “segurança e estabilidade da Europa e fortalecer ainda mais” a parceria estratégica em benefício dos dois países.

Também no Twitter, o presidente francês, Emmanuel Macron, destacou que os dois países “enfrentam imensos desafios em conjunto, como o regresso da paz à Europa e o futuro da Aliança Euro-Atlântica”.
“Juntamente com o Presidente Erdogan, a quem felicito pela sua reeleição, continuaremos a avançar”, ressaltou Macron.

No ‘site’ do Kremlin, o Presidente russo, Vladimir Putin, depois de felicitar o chefe de Estado turco, considerou que a sua vitória “é o resultado lógico” do trabalho à frente do país, assim como “uma prova clara do apoio do povo turco aos seus esforços para fortalecer a soberania do Estado e conduzir uma política externa independente”.

O ex-presidente norte-americano Donald Trump, na rede social Truth Social, também felicitou Erdogan “pela sua grande e bem merecida vitória na Turquia”.

O Presidente da Venezuela, segundo o Notícias ao Minuto, Nicolás Maduro, comemorou a vitória eleitoral do seu homólogo turco na sua rede social Twitter e partilhou imagens do chefe de Estado turco.
“A Venezuela celebra o triunfo do nosso irmão e amigo Recep Tayyip Erdogan, que foi vitorioso nas eleições presidenciais e parlamentares”.

As felicitações chegaram também da Arménia, com o primeiro-ministro, Nikol Pashinyan, a manifestar o desejo de “continuar a trabalhar juntos para uma total normalização das relações entre os dois países”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos