O País – A verdade como notícia

Eleições na RSA: Magashule contesta resultados das eleições

O antigo Secretário Geral do ANC e líder do recém criado partido ACT, Ace Magashule, contesta os resultados das eleições gerais sul-africanas. Magashule diz que foram roubados votos do partido que dirige em Free State, sua zona de maior influência, e está a submeter queixas na polícia e na comissão eleitoral.

Era há um ano um dos homens mais importantes do ANC, o partido governamental da África do Sul, mas foi expulso depois de tentar suspender o presidente do partido, Cyril Ramaphosa.

Ace Magashule criou o partido ACT, Congresso Africano para a Transformação, porém conseguiu menos de 0.20% de votos, por essa razão acredita que tenha havido roubo de votos.

“Especialmente da província onde provenho. Muitas e muitas irregularidades. Não havia como em Mangau, você pode sonhar o que quiser. Mais de 134 mil eleitores, e ganhamos apenas 109. E lá afirmamos que essa é a nossa fortaleza. Se fizeres a recontagem, os resultados vão surpreender-te”, disse Magashule.

Contudo, o líder do ACT espera que a surpresa não se efective, e confia no papel da Comissão Eleitoral Independente para a correção das irregularidades.

“Estamos a dar à Comissão Eleitoral uma oportunidade para retificar isto, e queremos que tudo seja rectificado publicamente. Não queremos que os sul-africanos pensem que somos ladrões. Não somos ladrões, queremos eleições livres e justas. E não podes declarar eleições livres e justas com esses problemas básicos”.

Todas essas reclamações devem ser tratadas antes da divulgação dos resultados finais da contagem de votos, prevista para este domingo. Pedro Uamba e Antonio Tiua, STV.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos