O País – A verdade como notícia

Eleições gerais: nenhum grupo de cidadãos deve anunciar o resultado antes do “apito final”

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, apelou à tranquilidade durante o período pós-votação, recordando que o processo é como um jogo de futebol, em que o vencedor só é declarado no fim. Nyusi destaca, ainda, a boa organização dos órgãos eleitorais.

Foi aquando do exercício do seu direito cívico democrático que o Presidente da República, Filipe Nyusi, apelou para que os cidadãos moçambicanos mantenham a calma no período após as eleições gerais que vão indicar o novo Presidente da República, os deputados da Assembleia da República e os membros das assembleias provinciais, de onde sairão os governadores provinciais.

Para o Chefe do Estado moçambicano, “o jogo tem 90 minutos”. Por isso mesmo, depois do apito é que se sabe qual é o resultado. “Evitarmos anunciar resultados antes do tempo, quando se está a jogar 15 minutos, 20 minutos, ou no intervalo, proclamar vencedor uma equipa”, disse Filipe Nyusi, pouco depois de votar, nas eleições gerais, às 07h05, na Escola Secundária Josina Machel, a maior do Centro de Maputo.

Filipe Nyusi recordou, ainda, que os resultados só são definitivos após o apito final do árbitro. “Vocês conhecem equipas que viram o resultado à última da hora, então, por isso mesmo, temos de estar todos concentrados e não no sentido de perturbar o processo”, apelou o Chefe do Estado moçambicano.

“Ontem (terça-feira) fizemos uma exortação à nação, onde pedimos que todos os moçambicanos aderissem ao processo. Continuamos a apelar para que todos continuemos serenos, calmos para festejarmos, que os nossos amigos observadores se sintam realizados por terem assistido a um processo limpo, transparente”, disse Nyusi, pedindo que os órgãos eleitorais continuem a fazer o seu trabalho com rigor, apesar da pressão que enfrentam.

Filipe Nyusi, que foi o primeiro cidadão a exercer o seu direito cívico em todo o país, fez-se acompanhar pela sua esposa, Isaura Nyusi, e juntos fizeram as suas escolhas.

O Chefe do Estado apreciou a forma como o processo eleitoral estava a ser conduzido, tendo destacado o empenho dos órgãos eleitorais para garantir que o decurso dos trabalhos acontecesse a bom ritmo.

Nyusi apelou a todos os órgãos eleitorais para que continuem com o seu trabalho.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos