A Plataforma de Observação Eleitoral Conjunta, Sala da Paz, destacou o nível de participação da mulher na votação desta terça-feira.
Este destaque consta de uma comunicação emitida na noite passada, sobre o balanço do processo de votação onde frisou o impacto que a educação cívica teve neste sentido.
“Esta participação mostra que a educação cívica desenvolvida por diversas organizações membros destas Plataforma está a surtir efeito positivo” explicou Rafa Machava, porta-voz daquela plataforma.
Enquanto destaca o nível de adesão da mulher, a Sala da Paz denuncia algumas irregularidades que na sua opinião, terão manchado o decurso da votação em certos locais.
De entre as irregularidades registadas, a plataforma aponta “a propaganda eleitoral, o impedimento ao voto de alguns eleitores, bem como a interrupção de algumas mesas de voto, em algumas Assembleias”.
“Um caso preocupante registou-se na EPC Manhiça Sede, no distrito do mesmo nome, onde o comandante da Polícia Municipal apresentou-se com intenção de votar, trajado de camisete do partido Frelimo e foi impedido de o fazer”, exemplificou Machava.