Milhões de moçambicanos foram hoje às urnas, eleger o novo Presidente da República, deputados da Assembleia da República e membros das assembleias provinciais. As urnas abriram às 7h00 e encerram as 18h, e neste momento decorre a contagem de votos em muitas assembleias.
Até aqui, Filipe Nyusi lidera a contagem de votos em algumas mesas na escola Secundária Josina Machel, Escola Secundária Noroeste 1, Secundária da Polana e em cinco assembleias de voto do Pavilhão de Desportos de Nampula, seguido de Ossufo Momade.
Entre várias irregularidades registadas, “O País”, apurou que em algumas mesas da EPC de palmeiras, na Beira, o número de votos é superior ao número de eleitores que votaram.
Sobre esta e outras irregularidades no processo eleitoral, a Sociedade Civil e representantes de alguns partidos políticos que analisam o processo dizem que é prematuro saber o que de facto aconteceu sem esclarecimentos.
Apesar das incidências, Maria Vera Cruz, professora universitária enalteceu a participação da mulher neste processo eleitoral.
Na cidade de Maputo, a participação de eleitores em cinco mesas da Escola 3 de Fevereiro está entre 80% e 100%.