O Congresso Nacional Africano (ANC) lidera as eleições municipais na África do Sul, com 46.22 por cento de votos, deixando para trás os partidos Aliança Democrática e Lutadores pela Liberdade Económica.
Segundo escreve o News 24, até às primeiras horas desta terça-feira, cerca de dois milhões de cidadãos sul-africanos já tinham feito as suas escolhas para as lideranças municipais, num total de 8,794 mesas de votos. Os três principais partidos políticos da África do Sul lideram as eleições.
O partido no poder, ANC, do Presidente Cyril Ramaphosa, com 46.22 por cento de votos em 361 mesas, deixa para trás a Aliança Democrática, com 25.5 por cento de votos em 135 mesas e Lutadores pela Liberdade Económica com 8.95 por cento de votos em apenas 12 mesas.
Apenas dois Municípios já têm dados particulares disponíveis. Na cidade do Cabo, o partido Aliança Democrática está à frente, com 58 por cento de votos e o partido no poder tem uma ligeira vantagem sobre os opositores no Município metropolitano de Ekurhuleni.
Cerca de 40 milhões de pessoas estão aptas a votar, mas apenas 26 milhões de sul-africanos estão registados na Justiça Eleitoral. Segundo a Comissão Eleitoral Independente, um terço dos cidadãos que poderiam votar não se cadastraram no prazo.