O País – A verdade como notícia

“Educação” castiga 94 funcionários com dois meses sem salários

Foto: Ricardo Jossias

Mais de 90 funcionários da Direcção de Educação da Cidade de Nampula ficaram privados dos seus salários durante dois meses por alegada negligência da direcção. O problema só foi resolvido com a intervenção do governador.

Não se sabe ao certo por que razão a Direcção da Educação na cidade de Nampula não autorizava o pagamento de salários para 94 funcionários, a verdade é que se passaram dois meses, até que o assunto chegou ao conhecimento do governador provincial. Na última terça-feira, Manuel Rodrigues fez uma visita surpresa, e a directora não se encontrava no seu gabinete. Eis que o governador deixou um ultimato.

“Por isso a directora não está aqui e nem está preocupada. Ninguém sabe onde ela está. Por favor, diga a ela para dar-me informação até às 12h00 se todos os funcionários da Educação têm salários ou não”.

Na tarde do mesmo dia, os salários foram pagos, e até esta quinta-feira o governador ainda não tinha informação do que estava por trás do atraso no pagamento dos salários. “A génese é mesmo a negligência e irresponsabilidade por parte dos funcionários afectos à área de processamento de salários naquela instituição do sector da Educação. Identificamos o problema, dois meses sem salários, e fomos agir no sentido de, primeiro, que os salários sejam pagos, porque não é que o Estado não tenha transferido os recursos para efectivar-se o pagamento”.

E por haver indícios de negligência e má-fé, o chefe do Executivo provincial fala de sanções de vária ordem. “Vamos responsabilizar disciplinarmente, e se se constatar que houve desvio de natureza criminal, igualmente vamos tomar medidas no sentido de remetermos o caso às instâncias judiciais”.

Contactamos a Direcção Provincial da Educação, e disse estar a apurar os factos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos