A Electricidade De Poprtugal (EDP) investiu 2,3 milhões de dólares norte-americanos na compra de uma participação minoritária na SolarWorks, uma empresa holandesa de energia solar com operação em Moçambique e que está actualmente a preparar a entrada no mercado do Malawi.
Segundo um comunicado da empresa, citado pela plataforma Observador, esta aquisição marca o arranque do projecto de promoção do acesso universal a energia sustentável (A2E), anunciado em Maio e que prevê um investimento de 13,9 milhões de dólares ao longo dos próximos três anos, com impacto em 200 mil pessoas de países em desenvolvimento.
O negócio resultou de uma ronda de financiamento liderada pela EDP Renováveis, subsidiária do grupo EDP, em conjunto com a sociedade de capital de risco (‘venture building’) Persistent Energy Capital LLC, na sequência de um aumento de capital da Solar Works!.
A empresa holandesa, que conta com cerca de 180 trabalhadores, opera um negócio de “pay-as-you-go” (PAYGO) na África Austral desde 2016, fornecendo soluções descentralizadas a clientes domésticos e empresariais sem ligação às redes elétricas nacionais.
Este modelo de comercialização de energia solar prevê que os clientes disponham de um plano de pagamentos disperso em parcelas, pagando a energia à medida que consomem e tem sido implementando com sucesso em vários países africanos.
Desde 2009, a EDP “investiu cerca de cinco milhões de euros em projetos A2E, impactando diretamente mais de 20 mil pessoas” e prevê gastar “um milhão de euros em atividades de responsabilidade social”, nomeadamente a criação de um fundo filantrópico, adianta o comunicado.