O País – A verdade como notícia

Edna Langa sagra-se campeã regional de basquetebol nos EUA

A basquetebolista moçambicana, Edna Langa, sagrou-se campeã regional do KJCCC, principal prova feminina do Kansas, pelo Independence Community College Pirates, nos Estados Unidos da América. A equipa da poste de 19 anos de idade conquistou a competição regional da época 2020-2021, após a vitória diante do Barton por 67-61, tornando-se campeã regional em Lubbock, Texas, com um recorde geral da Jayhawk de 20 vitórias e apenas 6 derrotas.

Esta conquista permite que os Pirates representem o KJCCC e a Região VI no torneio nacional de basquetebol feminino para colégios, ainda este ano.

Edna Langa deu o seu contributo para a conquista desta prova por parte da sua equipa e poderá, então, lançar-se no basquetebol norte-americano, no qual actuam as outras atletas moçambicanas em vários estados.

A atleta foi descoberta nos jogos escolares e no torneio Basquete Show, quando representava a Escola Secundária Nelson Mandela e, apadrinhada pela Autoridade Tributária de Moçambique, no âmbito da campanha de educação fiscal, aduaneira e popularização do imposto com recurso ao desporto, veio a destacar-se no Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo. Antes da sua partida para os EUA, representava a Associação Lázio, sediada no bairro do Zimpeto.

Em Agosto de 2020, a atleta comprometeu-se em continuar a elevar o nome de Moçambique além-fronteiras através das suas exibições, uma promessa cumprida com brio, pois não deixou os seus créditos em mãos alheias, ao sagrar-se campeã, no passado dia 10 de Abril do ano em curso, da Liga Regional VI de Basquetebol Feminino, da Conferência Community College Kansas Jayhawk.

Edna Langa fez parte da pré-selecção para CPLP e esteve no Campeonato Africano sub-18, realizado em Maputo. Ao longo da sua curta carreira, a atleta já conquistou vários troféus, com destaque para prata, pela AT, em 2016-2017, prata pela Lázio, em 2017, Ouro na Euro Liga de 2018, pela ESNM, Ouro na Taça Maputo, em 2019, e Ouro no Torneio de Preparação para o Nacional 2018, no qual foi eleita jogadora mais valiosa (MVP).

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos