O País – A verdade como notícia

“É preciso que o jovem tenha boas referências para que consiga liderar”

Defende Indira Pires, filha do ex-presidente cabo-verdiano Pedro Pires. Para a directora do IPP, uma educação forte, associada a referências locais são condimentos que podem desenvolver no jovem o espírito crítico capaz de criar a transformação de que África precisa.

 

A partir de Cabo Verde, através do zoom, Indira Pires, directora do Instituto Pedro Pires (instituição que leva o nome do ex-presidente de Cabo Verde, uma referência de democracia, liberdade e tolerância em África), abordou o tema “Juventude Liderando a Transformação”. Para a filha do ex-presidente cabo-verdiano, deveria ser a juventude a assumir os destinos da transformação em África, mas sente que os jovens não assumem as causas dos seus países.

“As nossas populações são extremamente jovens, sendo que quem deveria liderar a agenda de transformação é a camada mais jovem. Não existe liderança espontânea, é preciso formar a nossa juventude para que possa ganhar consciência do seu poder, da sua responsabilidade e do seu papel na sociedade. E assim estar em condições de liderar e influenciar o futuro. É de natureza da juventude indignar-se e nós, geração pós independência, somos identificados como geração sem causa, mas acredito que não faltem causas nos nossos países. Vamos indignar-nos com a falta de educação de qualidade, vamos lutar para ter uma educação que responde as necessidades e que ajude a desenvolver o pensamento crítico”, reiterou.

Indira Pires disse ainda que para transformar, os jovens precisam conhecer profundamente a sua realidade, o seu país e ter referências que possam estimular a sua criatividade. “No nosso instituto procuramos formar agentes de transformação, além de formações de liderança através do diálogo estratégico, numa conferência anual. Nesse espaço promovemos debates abertos e sobre questões actuais do nosso país de África no geral. Queremos mudar a narrativa do nosso continente e estreitar as relações com os nossos países. Acreditamos que é importante conhecer a nossa história e realidade. Por isso investimos num arquivo presidencial, onde principalmente os jovens, podem aprender e conhecer parte da nossa história recente, mas também conhecer os nossos heróis, as nossas referências de boa liderança. Acreditamos que é importante ter uma figura como conferência. No IPP trabalhamos no legado do combatente e ex-estadista Pedro Pires. Liderar é influenciar é transmitir à geração actual valores e os princípios que nortearam a vida dele (Pedro Pires), mas que continuam ser actuais para a nossa sociedade”.

Noutro desenvolvimento, a representante do instituto defendeu que a educação é a arma que os governos devem dar a juventude para que se torne agente de transformação das suas comunidades e ou países.

“A escola é um espaço natural para promover a cidadania. É lá onde se desenvolve a consciência cívica, o espirito crítico, de respeito pela diferença, ao trabalho em equipa. Por isso, defendo uma mudança dos nossos currículos de educação para que a escola não seja apenas um espaço de conhecimento tradicional, mas de transformação do ser humano”, terminou.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos