A ausência de técnicos qualificados na construção de infra-estruturas na cidade da Beira contribui para a vulnerabilidade dos mesmos, defende Tayub Jossamo, empreendedor. É no sentido de ajudar a minimizar os danos causados pelos efeitos dos eventos extremos que um grupo de jovens empreendedores abriu, recentemente, escritórios denominados “Concrete Source”.
Para os jovens empreendedores, é fundamental que se recorra a técnicos qualificados no processo de construção de infra-estruturas.
Para Tayoub Jossamo, um dos mentores da iniciativa, as obras só podem ser resilientes com a presença de um profissional.
Mas, segundo Jossamo, há um entrave. É que grande parte dos citadinos da Beira é desprovida de recursos financeiros para suportar com os custos na contratação de uma empreitada.
Tayoub Jossamo é um jovem empreendedor beirense, na área de construção civil e falava ao “O País” momentos depois de abrir um escritório para ajudar a minimizar os impactos dos ciclones.
A empresa que conta com 15 colaboradores estará centrada no desenho de projectos arquitectónicos, construção de viadutos, de barragens, estradas e casas a preços bonificados.