A dupla Ainadino Martinho e Jorge Monjane disputam, esta noite, a final do Campeonato Africano de Vólei, que decorre em Marrocos. Para chegar à final, a dupla derrotou, nas meias-finais, os compatriotas José Mondlane e Osvaldo Mungoi.
Numa final genuinamente moçambicana, Ainadino Martinho e Jorge Monjane foram sempre superiores em relação aos seus compatriotas, razão pela qual venceram os primeiros dois sets com parciais de 21-19 e 21-15, assegurando, dessa forma, a presença na final da prova.
Na final, os moçambicanos terão pela frente a dupla marroquina formada por Mohamed Abicha e Zouheir El Graoui. Os marroquinos garantiram a presença na final após derrotarem Jack e Chiswaniso, do Botswana, por 2-0. O jogo da final está marcado para hoje, às 19 horas locais e 20 de Maputo.
Em femininos, Vanessa Muianga e Ana Paula Sinaportar não tiveram argumentos para contrariarem a dupla anfitriã Imane Zeroual e Nora Darrhar, num desafio que, devido à qualidade das duas duplas, teve de ir a um terceiro set.
As moçambicanas tiveram um mau arranque no primeiro set, o que permitiu que as marroquinas vencessem por 21-17, tendo, no segundo set, Vanessa Muianga e Ana Paula Sinaportar aparecido melhor, vencendo por 21-12.
Ora, no desempate, a dupla moçambicana não esteve melhor, daí que as marroquinas alcançaram a vitória, por 15-06, no parcial. A dupla moçambicana vai lutar pelo bronze contra as nigerianas Esther Mba e Rafiat Mustapha.