É, decerto, um dos grandes atractivos do 2.° Grande Prémio Picanto Cup, evento a realizar-se no sábado, 20 de Maio, no Autódromo Internacional de Maputo: “drift”.
Os amantes do desporto motorizado terão a oportunidade de testemunhar momentos recheados de muita adrenalina, nesta modalidade em que os pilotos evidenciam a sua técnica de direcção, que consiste em fazer as curvas em alta velocidade de modo a que os pneus traseiros derrapem, fazendo com que o carro, praticamente, ande de lado. Os pilotos alinhados, esses, estão supermotivados para as batalhas, em que não basta apenas ser o mais rápido.
A primeira sessão de exibição de “drift” está marcada para as 15h00, pouco depois do término da Manga A do Super Grande Prémio Picanto Cup com uma grelha e/ou alinhamento de dez voltas.
Depois, às 17h15, os pilotos que irão exibir-se nesta modalidade voltarão a pisar no acelerador para fazer subir a adrenalina dos espectadores que se espera que venham a marcar presença em peso no Autódromo Internacional de Maputo.
Em termos de alinhamento do Super Grande Prémio Picanto Cup, há a destacar a sessão de treinos livres às 7h30 e 8h20. Às 9h40, está prevista a qualificação da Manga A, sendo que às 10h30 haverá espaço para a Manga B.
Naquele que já é um momento tradicional, às 11h30 será entoado o hino nacional na cerimónia de abertura do evento.
Às 12h15, a “pit line” vai abrir-se para os pilotos formarem a grelha de partida e disputarem a Manga de resistência, uma das mais duras da prova.
As Manga A e B estão alinhadas para às 14h30 e 16h30, respectivamente, com dez voltas. O 1º Super Grande Prémio Picanto Cup, realizado a 20 de Abril, contou com a presença especial do edil de Maputo, Eneas Comiche, que fez a largada para a formação da grelha da Manga A.
A primeira prova movimentou muito público, que preencheu as bancadas do Autódromo Internacional de Maputo, testemunhando a consagração da Moztek Pro 31 (Remi Guigue e Pedro Oliveira), que ficou em primeiro lugar com um total de 71 pontos ao longo das quatro mangas. Na segunda posição, tivemos a equipa da Prodata 23 (Manuel Barbosa e André Almeida) com um total de 66 pontos. A fechar os lugares de pódio, tivemos a Fivestar 05 (Paulo Collinson e Nico Banze) com 61 pontos.
Destaque para o piloto Nico Banze, da Fivestar, que teve a proeza de fazer a volta mais rápida com o tempo de 01.49.567.