O País – A verdade como notícia

Donald Trump reforça segurança em Chicago

O Presidente dos Estados Unidos anunciou esta quarta-feira que vai reforçar segurança em Chicago, para controlar a violência na cidade, que no seu ponto de vista está “fora do controlo”.

Na terça-feira, cerca de 15 pessoas ficaram feridas durante um conflito que ocorreu durante um funeral, em Chicago. As autoridades estão a investigar o ocorrido.

Em conferência de imprensa na Casa Branca, em Washington, o Chefe do Estado norte-americano disse, citado pela agência France-Presse (AFP), que o Departamento de Justiça dos EUA vai aumentar “imediatamente o número de agentes federais na cidade de Chicago”, depois do ressurgimento dos conflitos naquela que é a terceira maior cidade do país.

“Esta onda de violência choca a consciência de nossa nação e não vamos ficar a espera ver o que acontece. Não é possível fazer isso. Os cidadãos de Chicago são cidadãos norte-americanos e têm os mesmos direitos que qualquer outro cidadão: viver em segurança, com dignidade e paz”, referiu Donald Trump.

Trump já enviou agentes federais do Departamento de Segurança Nacional na Portland, devido a protestos contra o racismo. Mas as autoridades locais dizem que a medida agravou ainda mais as tensões. O Chefe do Estado norte-americano pretende “restaurar a ordem” na sequência das manifestações antirracistas que surgiram em todo o país depois da morte do cidadão afro-americano George Floyd.

“Queremos fortalecer a aplicação da lei e não enfraquecê-la. O que as cidades estão a fazer é uma perfeita loucura vários dos político que querem fazer cortes nas forças na ordem também declaram que suas cidades são como santuários para estrangeiros legais”, realçou Trump.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos