A situação dos moçambicanos que jogam fora de portas continua a ser feita de forma constante. Alguns são os que mantém a sua titularidade nos seus clubes, outros são convocados para as suas equipas, mas outros ainda continuam lesionados, não podendo dar ser contributo as respectivas colectividades.
O mais bem sucedido deste fim-de-semana, naquela que foi a última para os principais campeonatos, antes da interrupção para dar lugar ao Campeonato do Mundo do Qatar, foi Geraldo Matsinhe, que actua no Juventude Évora, da Série D do Campeonato de Portugal.
O internacional moçambicano marcou um dos cinco golos com que a equipa goleou o Ferreiras, resultado que coloca a Juventude Évora na terceira posição com 14 pontos, menos três que o líder da prova, Rabo de Peixe.
Tal como Geraldo, outros cinco Mambas e um Mambinha foram titulares nas suas equipas no fim-de-semana. Em Portugal, Zainadine voltou a ser o patrão do Marítimo, mas não evitou a derrota tangencial diante do Vitória de Guimarães. Os madeirenses regressaram à zona da despromoção, agora na penúltima posição, com seis pontos em 13 partidas.
Na Espanha, Reinildo continua a mandar na lateral esquerda e desta vez ajudou o Atlético Madrid a apurar-se para os oitavos-de-final da Taça do Rei. Os Colchoneros venceram o SD Almazán por duas bolas sem resposta e Reinildo foi titular.
Ainda na Europa, mas na Itália, Faizal Bangal continua em grande estilo após mais uma boa exibição na Serie D. Domingo, Bangal ajudou o ASD Alcione a vencer o Varesina Calcio por 4-0, resultado que coloca a equipa na segunda posição e na luta pela ascensão à Serie C.
Na Alemanha está Stanley Ratifo, que milita no CFR Pforzheim, da Oberliga. Com Ratifo a titular, a equipa foi ao terreno do Offenburguer vencer por 2-1 e ascender à sexta posição da tabela classificativa.
Já o chamado “vinho do porto”, o capitão dos Mambas, Domingues, não conseguiu evitar mais uma derrota diante do TP Mazembe, deste vez tangencial, em partida do play-off da Taça CAF. Depois da derrota na primeira mão por 2-0, desta vez a equipa de Domingues perdeu em casa por uma bola sem resposta e foi afastada da fase de grupos. O capitão dos Mambas foi substituído aos 59 minutos do jogo, quando a equipa já perdia.
Ainda na África do Sul, Edmilson Dove também foi titular no Kaiser Chiefs. O internacional moçambicano não foi suficiente para evitar o afastamento da sua equipa da Black Laber Cup. A turma de Dove foi afastada pelo Orlando Pirates na marca das grandes penalidades por 5-6 depois do nulo no tempo regulamentar.
Por seu turno, Kimiss Zavala também continua a assegurar a titularidade na baliza do Marítimo B. Desta o internacional moçambicano não sofreu e a equipa venceu por uma bola sem resposta ao Guarda Desportiva, em partida do Campeonato de Portugal.
TRÊS MAMBAS ENTRARAM A SUBSTITUIR
Outros três Mambas tiveram alguns minutos neste fim-de-semana nas respectivas equipas. Gildo Vilankulos entrou nos últimos seis minutos da partida em que a sua equipa, o Sporting da Covilhã empatou a um golo diante do Beleneses SAD, em jogo da LigaPro. A turma de Gildo é lanterna vermelha com apenas seis pontos.
Já Wity Quembo, também da LigaPro, somou mais 45 minutos na sua conta pessoal ao serviço do Nacional da Madeira, na goleada imposta pelos insulares ao FC Porto B. A turma da Madeira está longe dos lugares da ascensão, na 13ª posição com 13 pontos em igual número de jogos.
Pablo Bechardas, que actua no Marítimo B, foi suplente utilizado na vitória tangencial da sua equipa diante do Guarda Desportiva.
Já Kamo Kamo (Vitória de Setúbal) e David Malembane (Lokomotiv da Bulgária), não foram opção dos seus treinadores nas derrotas das suas equipas diante do Real SC (3-5) e Bero (1-2), respectivamente, tal como Maestro (Salgueiros) e Bonera (Camacha), que foram convocados mas não saíram do banco.