O País – A verdade como notícia

Dom Francisco Chimoio despede-se da Arquidiocese de Maputo

Dom Francisco Chimoio despediu-se, hoje, dos crentes da Igreja Católica, do cargo de Arcebispo da Arquidiocese de Maputo, que passa a ser ocupado por Dom João Carlos. A maior expansão do evangelho para salvar mais almas é o seu apelo.

Dom Francisco Chimoio ocupou o cargo de Arcebispo da Arquidiocese de Maputo desde o ano 2003, depois de ter sido nomeado pelo Papa João Paulo II.

Depois de vinte anos, o Arcebispo cessou as funções e será sucedido por Dom João Carlos, que tomou posse no mês de Janeiro deste ano.

Neste domingo, muitos crentes estiveram na Sé Catedral da capital do país para agradecer pelo contributo de Dom Francisco Chimoio à igreja, que dirigiu a última missa e revelou o sentimento de missão cumprida.

“Depois de vinte anos, é como se tivesse passado apenas um. O sentimento é de alegria por ver que realmente há muita gente que precisa ainda da palavra de Deus e esse foi o objectivo que me trouxe aqui: anunciar a palavra de Deus. Estou contente porque sinto que realmente alguma coisa ficou, mas ainda havia muito que fazer, mas nós trabalhamos conforme o tempo que nos dão e as oportunidades que aparecem”, disse Francisco Chimoio.

Dom João Carlos é o sucessor de Dom Francisco Chimoio e agradeceu a Francisco Chimoio pela sua prestação para o crescimento espiritual dos crentes da Igreja Católica.

“Muito obrigado pelo zelo de querer ensinar o povo de Deus. Agradecemos pela generosidade com que nos ama, o modo como traduz o amor porque sempre, aos que o procuraram, sempre esteve disponível e aberto. Obrigado pela forma simples de amar a cada um de nós”, disse o novo Arcebispo da Arquidiocese de Maputo, pelo que Francisco Chimoio o desafiou a trabalhar para salvar mais almas.

O Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos reconheceu o contributo de Dom Chimoio durante a sua liderança à Arquidiocese de Maputo.

“Vinte anos é muito tempo quando formos a contar em termos de idade. Mas  vinte anos de luta, perseverança e de orações pelo bem estar da humanidade, em especial para o povo moçambicana, representam muito mais que um número, mas sim uma bênção , um tempo de paz que foi estabelecido pelo nosso Arcebispo”, disse Albachir Massacar, director nacional dos Assuntos Religiosos do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos.

Empossado em 2003, Dom Chimoio foi o quarto Arcebispo de Maputo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos