O País – A verdade como notícia

banner_02

Dois funcionários da migração em vias de serem expulsos

Dois vídeos amadores (um que remota ao ano 2016 e outro a 2020) postos a circular nas redes sociais mostram dois funcionários afectos ao Serviço Nacional de Migração (SENAMI) na província de Tete, alegadamente envolvidos em esquemas de corrupção.

Numa das imagens comprometedoras, uma funcionária do SENAMI é flagrada a receber dinheiro de alguns viajantes num posto fronteiriço daquela província do Centro do país.

“Os vídeos são autênticos. Os suspeitos continuam no activo, mas foram instaurados processos disciplinares aos dois funcionários. Ao fim de 45 dias vamos ter os resultados da investigação. Em função dos resultados (da investigação) os funcionários podem ser expulsos”, explicou Celestino Matsinhe, porta-voz do Serviço Nacional de Migração.

Num briefing à imprensa, na tarde desta segunda-feira, em Maputo, Matsinhe disse que a sua instituição se distancia de actos ilícitos de alguns quadros. “Não nos revemos em qualquer acto de corrupção. Quem viola a ética deve ser exemplarmente sancionado”, apontou.

Refira-se, que em 2019, foram instaurados mais de 50 processos disciplinares a igual número de funcionários do Serviço Nacional de Migração, alguns culminaram em expulsões e houve absolvições. 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos