O País – A verdade como notícia

Doentes com necessidades especiais sem abrigo em Hulene

Um centro de acolhimento de crianças e idosos com necessidades especiais está encerrado por estar inundado no bairro de Hulene, na Cidade de Maputo. Ainda em Hulene, há um centro de saúde também encerrado devido a inundações.

As águas da chuva tomaram conta de tudo na Casa das Missionárias da Caridade no bairro de Hulene, na Cidade de Maputo.

Segundo os gestores da instituição, é difícil calcular os danos causados pelo fenómeno natural que deixou ainda mais vulneráveis as pessoas acolhidas naquele centro.

São crianças, jovens e idosos, alguns com deficiências físicas, mental ou que sofreram abandono. A chuva tirou o pouco que tinham e deixou a “Casa da Alegria” em desespero.

“A água entrou na casa das crianças, na medicina dos homens e mulheres. Todos os armazéns ficaram alagados, perdemos quase todas as geleiras”, disse uma das cozinheiras do centro.

Por isso, a vida ficou mais difícil para estas pessoas que já não têm água para o consumo. “Todas as casas de banho estão inundadas e não temos onde tomar banho”, disse Cândida, uma das jovens acolhidas no orfanato.

Enquanto isso, todos foram evacuados para uma escola e alguns idosos doentes ficam nas suas camas ou cadeiras dentro das salas de aula, esperando o nível das águas baixar.

Ainda no bairro de Hulene, o Centro de Saúde de Hulene ficou cheio de água que tomou o pátio e todos os compartimentos da unidade sanitária, o que obrigou o seu encerramento.

Sem gravar a entrevista, a vereadora de Saúde e Acção Social do Município de Maputo, Alice de Abreu, disse que os doentes são encaminhados para o Centro de Saúde 1 de Junho, no bairro das Mahotas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos