O País – A verdade como notícia

Dívidas ocultas: Alexandre Chivale detido por algumas horas em Maputo

O advogado da família do Guebuza, Alexandre Chivale, foi detido na manhã desta segunda-feira, na Direcção de Migração da Província de Maputo, quando tentava fazer a captação de dados para a renovação do seu passaporte. Era a primeira vez que tentava renovar o passaporte pessoalmente, depois de várias tentativas de actualização à distância.

A detenção ocorreu por volta das 11h, em cumprimento de um mandado de captura emitido pelo Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, durante o julgamento do caso das dívidas ocultas, na B.O. Desde essa altura Chivale esteve fora do país, até ser visto publicamente em meados deste ano.

“Confirmamos a detenção”, disse ao Jornal O País a porta-voz da Migração na Província de Maputo, Carmen Mazenga, acrescentando que “só cumprimos o mandado que tínhamos há algum tempo”. A Migração remeteu mais detalhes à Procuradoria da Cidade de Maputo.

Segundo fonte próxima ao caso, Alexandre Chivale foi levado da Matola até ao Tribunal Judicial do Distrito Kampfumo, onde foi ouvido no quadro do processo de desobediência, que foi aberto contra si. Horas depois, foi liberto, devido a uma contradição entre os despachos do tribunal e da procuradoria.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos