O País – A verdade como notícia

Disparidades entre países membros travam desenvolvimento de negócios na SADC

A dependência económica dos países e a falta de eficiência, nas diferentes cadeias de valores, estão entre as causas do mau ambiente de negócios a nível da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O repto é do Presidente em Exercício da Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral, Filipe Nyusi, que aponta para disparidades entre os países, como um desafio a considerar, na iniciativa de tornar o ambiente de negócios saudável na região.

Filipe Nyusi destacou, por isso, que o reforço no investimento em infraestruturas, na industrialização e definição de políticas comuns, configura-se como fundamental para que a região supere adversidades que a comunidade apresenta.

“Afiguram-se muitos desafios nos nossos países. O ambiente de negócios na SADC impõe desafios de cooperação entre os membros. Será necessário continuar com o processo de promoção de comércio. Um dos pressupostos são as infraestruturas e políticas adequadas para que os países trabalhem conjuntamente”, disse Filipe Nyusi.

Filipe Nyusi que falava, na manhã desta terça-feira, na abertura do Fórum de Negócios da SADC, apontou, ainda, a pandemia da COVID-19 e dos efeitos das mudanças climáticas como sendo as causas que travam o rápido desenvolvimento económico na região.

Reconhecendo a importância do sector privado como catalisador das economias dos países na região, Filipe Nyusi disse que há necessidade de reforçar a sua capacidade de produção, e o objectivo passa pela criação de políticas favoráveis.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos