O diesel custa cerca de sete Meticais mais caro a partir de amanhã. O preço sobe de 87,97 para 94,75 Meticais. Já o preço da gasolina reduziu em 1,48 Meticais. Os novos preços são para Maputo, Matola, Beira, Nacala e Pemba.
Os novos preços de combustíveis foram anunciados esta quinta-feira pela Autoridade Reguladora de Energia, em comunicado de imprensa.
Assim, o preço do diesel dispara em 6,78 Meticais para 94,75 Meticais e do gás para viaturas aumenta em 1,43 Meticais para 45,16 Meticais por cada litro equivalente.
Já o da gasolina baixa dos actuais 86,97 para 85,49 Meticais por litro, sendo que o preço do gás de cozinha se mantém.
“Refira-se que o ajustamento do preço do gasóleo não terá influência na tarifa de transporte público e semicolectivo, visto terem sido aplicados instrumentos de gestão para garantir protecção dos cidadãos utentes”, refere a nota.
Segundo a AREN, a subida do preço do diesel, num contexto em que o preço do crude tende a baixar no mercado internacional, é justificada pelo agravamento dos custos de importação dos produtos petrolíferos.
“Esta situação tem gerado operação deficitária das empresas distribuidoras de combustíveis, uma vez que o preço praticado não cobre os custos necessários para a sua importação, podendo originar uma situação de insegurança no abastecimento de combustível no mercado nacional”, lê-se no documento
Como tem sido habitual, os preços são válidos para Maputo, Matola, Beira, Nacala e Pemba, cidades que possuem portos. Nas outras partes do país, os agravamentos serão diferenciados.