O País – A verdade como notícia

banner_02

Dia do Rim: país conta com três unidades de hemodiálise

O país conta com apenas três unidades de hemodiálise que atendem todos pacientes com doenças renais. Em Nampula, há dois anos que se introduziu esse serviço indispensável para doentes crónicas que precisam do rim artificial para purificar o sangue.

Em 2006, a Organização Mundial da Saúde instituiu 12 de Março como dia internacional do rim para consciencializar a população sobre a importância deste órgão. Uma das funções dos rins é a purificação do sangue através da filtragem de substâncias químicas nocivas ao organismo, e que são retiradas através da urina.

A infecção urinária, hipertensão arterial, diabetes, complicações de malária, entre outras, fazem parte das doenças renais que afectam o funcionamento dos rins.

Na cidade de Nampula, o serviço de diálise foi introduzido há dois anos e neste momento existem 10 doentes crónicos que fazem duas a três secções diárias.

A médica cubana Oslaidis Bárbara reconhece que agora há poucos casos em Nampula, mas o número pode subir no futuro.

Em dois anos de funcionamento, soma-se 36 pacientes crónicos que já passaram pelos serviços de hemodiálise no Hospital Central de Nampula. Alguns morreram e outros mudaram-se para outros pontos do país.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos