O País – A verdade como notícia

“Devemos fazer uma abordagem resiliente às mudanças climáticas”

No primeiro painel sobre o tema Perspectivas para o Desenvolvimento da Economia Azul e Governação Oceânica na SADC, o Director dos Recursos Naturais, Agricultura e Alimentação no Secretariado da SADC, Domingos Zefanias Gove, falou da necessidade de se fazer uma abordagem resiliente às mudanças climáticas e lembrou que muitos dos estados da SADC evoluíram através do mar como é o caso de Moçambique. Estes pronunciamentos foram feitos na conferência internacional “Crescendo Azul”

Gove destacou o facto de os quatro maiores lagos de África se encontrarem na região da SADC

“90 por cento do comércio é feito a partir do mar, temos o turismo costeiro. As mudanças climáticas são uma ameaça”, disse Gove.

O representante da SADC disse ainda que a economia azul deve ser uma acção prioritária para os estados membros.

Já o Director Global do Ambiente e Recursos Naturais do Banco Mundial, Benoît Bosquet, disse que em África temos poucos modelos de produção sustentável. E que, o Banco Mundial vai publicar um estudo sobre o impacto das mudanças climáticas na pesca, com o objectivo de melhorar a gestão e aumentar a colaboração regional, bem como trazer benefícios económicos.

“As mudanças climáticas em África constituem um problema para milhares de africanos que  precisam da pesca para o seu sustento”, sublinhou Bosquet.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos