O País – A verdade como notícia

“Deve-se recorrer ao diálogo para dispersão dos manifestantes”, defende Sive

O Comandante-Geral da PRM diz que a polícia deve adoptar uma postura equilibrada para o controlo dos ânimos e recorrer ao diálogo para a dispersão dos manifestantes. Joaquim Sive dirigiu, esta sexta-feira, a cerimónia de patenteamento dos finalistas do 20º curso de Licenciatura em Ciências Políticas.

Joaquim Sive dirigia-se aos finalistas do vigésimo curso de licenciatura em ciências policiais no ACIPOL, e não evitou comentar sobre a relação entre polícia e cidadão no actual contexto dos protestos no país. Sive acompanha com preocupação os confrontos entre as partes e adverte a adopção de medidas equilibradas por parte dos agentes da lei e ordem.

Actualmente, o país é marcado por manifestações que em muitos casos resultam em violência e destruição de património público e privado. É crucial que ao lhe darem com essas situações, adoptem uma postura equilibrada, buscando sempre que possível a mediação e o diálogo”, disse o Comandante da PRM.

Para o dirigente, é também dever da policia desenvolver acções de educação pública na comunidade. “Perante conflitos, os agentes devem agir como facilitadores de diálogo, como ponte para os cidadãos encontrem consenso. Para tal, devem trabalhar estreitamente com o povo, desenvolver acções de educação pública e, neste contexto, revitalizar os conselhos de segurança comunitária.”

O chefe da polícia moçambicana chama atenção para o respeito à vida e aos direitos humanos. Aos novos inspectores e oficiais, o dirigente desafia-os a serem exemplos de integridades por onde forem afectados.

“Cada um de vós deve ser exemplo de integridade, respeito e empatia, pois combater a criminalidade e garantir a segurança pública é uma tarefa árdua, mas gratificante. Lembrem-se de que cada cidadão tem o direito de viver em um ambiente seguro e, por essa via, tende a responsabilidade que esse direito seja respeitado “, frisou Sive.    

Feito o patenteamento dos oficiais e inspectores da Polícia, a cerimónia de encerramento está agendada para a próxima semana e será presidida pelo Presidente da República.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos