O incumprimento de decreto presidencial no âmbito de prevenção da COVID-19 levou a detenção de nove motoristas e oito transportes semi-colectivo na cidade da Beira, em menos de 24 após o anúncio de tomada de medidas duras contra os prevaricadores.
Recorde-se que a secretária do Estado da província de Sofala, Stela Zeca, exortou na passada segunda-feira a PRM a endurecer o cumprimento das medidas de prevenção contra a COVID-19, no âmbito do decreto presidencial, entre eles o uso obrigatório de máscaras e a observância de lotação.
A Polícia em parceria com a direcção provincial dos transportes e comunicação e o INNATER, entraram em açcão e o balanço preliminar indica a detenção de nove motoristas e apreensão de igual número de transportes semi-colectivos de passageiros, até as 12 horas de ontem, por terem sido apanhados em flagrante a infringirem as normas estabelecidas, como por exemplo, parte dos passageiros não usavam máscaras e a lotação estava acima da média.
Pedro Alberto, um dos motoristas detidos, reconheceu a culpa e disse que “pretendia apenas ajudar os passageiros aflitos que pretendiam chegar a tempo aos seus postos de trabalho. Sei que neste momento por causa da COVID-19 é proibido, mas era um gesto solidário. Nada me resta senão assumir a culpa”.
A Polícia garantiu que tudo fará para fazer cumprir o decreto presidencial e apelou as pessoas a cumprirem de forma voluntária com todas as medidas de prevenção da doença.
Importa referir que a acção da Polícia será estendida para todos os locais públicos com maior aglomeração de pessoas e de forma particular nos mercados, onde parte considerável dos vendedores e compradores não usam máscaras alegando que não as possuem.