Seis indivíduos foram detidos quando tentavam transportar droga de Maputo para a África do Sul. Os indiciados têm relação com detenções ocorridas há duas semanas, na Beira, onde foram encontrados mais de 700 quilogramas de metanfetamina.
Seis homens preparavam-se para transportar 50 quilogramas de droga do tipo metanfetamina para a África do Sul, quando foram detidos numa residência do bairro Khongolote, na Cidade de Maputo.
Esta é a segunda apreensão em menos de um mês e tem conexão com a outra que ocorreu no dia 03 de Outubro corrente, onde foram encontrados 739 quilogramas de droga do mesmo tipo.
O grupo é composto por três tanzanianos, dois nigerianos e um moçambicano. Os seis detidos viajaram, esta segunda-feira, para a cidade da Beira, para se juntar ao resto dos suspeitos sob investigação.
A porta-voz do SERNIC em Sofala, Lurdes Cuchama, diz que “foi possível a apreensão da respectiva droga numa casa onde se preparava o transporte para a África do Sul”.
A droga era embalada em recipientes plásticos. Um dos acusados diz que “não sabia o que havia dentro dos pacotes, eu só ia fazer o transporte da mercadoria” e nega todas as acusações.
A metanfetamina é uma droga ilícita e faz parte da mesma categoria da cocaína e da heroína. O seu consumo prolongado pode causar, entre outras complicações, ansiedade excessiva e transtornos de personalidade.