O País – A verdade como notícia

Detidos 200 mineiros ilegais nos últimos três dias na África do Sul

As autoridades sul-africanas detiveram 200 mineradores ilegais desde a última quarta-feira. A polícia diz que a maioria dos mineradores não são sul-africanos.

A África do Sul decidiu apertar o cerco para os garimpeiros ilegais. Desde a quarta-feira até esta sexta-feira, a polícia sul-africana desencadeou uma rusga que culminou com a detenção de 200 mineiros ilegais.

De acordo com a polícia, a maioria dos mineradores ilegais são estrangeiros oriundos de países vizinhos que entraram no país ilegalmente e indocumentados.

Após participar, esta sexta-feira, numa rusga policial no bairro informal de Zamimpilo, apontado pelos moradores vizinhos de Riverlea como albergue de “zama zamas”, nome pelo qual são conhecidos localmente os mineiros ilegais, o Ministro da Polícia da África do Sul, Bheki Cele, disse que a corporação confiscou uma quantidade de equipamento de mineração ilegal.

Por seu turno, os moradores de Riverlea pediram o destacamento de um contingente policial permanente naquela área, para erradicar a atuação dos zama zamas.

A Presidência da República sul-africana já tinha manifestado preocupação com o escalar das atividades de mineração ilegal no país e a alegada violência dos “zama zamas”.

A mineração ilegal é um problema que se está a intensificar dada vez mais na vizinha África do sul e muitas pessoas têm morrido durante esta actividade.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos