O País – A verdade como notícia

Detida directora do Serviço Distrital de Actividades Económicas em Nampula

Foto: DW

Foi detida a directora do Serviço Distrital de Actividades Económicas no distrito de Nampula. O pagamento indevido de subsídios e a afectação irregular são algumas acusações que pesam sobre a funcionária do Estado.

O Gabinete Provincial de Combate à Corrupção em Nampula promoveu a prisão no dia 9 de Setembro corrente da directora distrital de Actividades Económicas no distrito de Nampula, indiciada de fazer parte de um esquema de pagamento indevido de subsídios a outros funcionários do Estado, que depois partilhavam os valores com a superior hierárquica ora detida.

A mesma funcionária é indiciada de ter conseguido ilegalmente a colocação na categoria de inspector D, o que agrava o prejuízo causado ao Estado.

O porta-voz do Gabinete Provincial de Combate à Corrupção em Nampula, José Sopa Wilson, disse que, além da directora, foram detidos o chefe de Recursos Humanos e o técnico que opera o sistema de pagamento electrónico na mesma instituição. Dentre os crimes de que são acusados, consta o peculato e abuso de cargo ou função.

Já no distrito de Nacala, o Serviço Distrital de Actividades Económicas está encerrado desde segunda-feira, depois das instalações em que funciona terem sido afectadas por um incêndio que deflagrou no piso inferior, na manhã do último domingo.

O jornal “O País” soube que o incêndio começou no rés-do-chão do edifício, precisamente no Gabinete da Associação de Jovens de Nacala, e a fumaça negra e o calor causado pelas chamas afectaram o piso superior, onde funciona o Serviço Distrital de Actividades Económicas de Nacala. Até aqui, não há registo de queima de arquivos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos