O País – A verdade como notícia

O jogo entre a selecção nacional de futebol (Mambas) e Mali, referente à quinta e penúltima jornada do Grupo I da fase de qualificação para o Campeonato Africano de Futebol (CAN), está marcado para dia 15 de Novembro, às 18 horas, no Estádio Nacional do Zimpeto. Quatro dias depois, ou seja, no dia 19, o combinado nacional irá fechar a corrida para o CAN defrontando a Guiné Bissau, em partida da sexta jornada. 

Para dirigir a partida, a CAF nomeou um trio do Quénia chefiado por Nyagrowa Dickens, Stephen Yiembe e Samuel Kuria, com Kelvin Maina como quarto árbitro. Para o confronto contra Guiné-Bissau, a equipe de arbitragem virá da Nigéria, composta por Joseph Ogabor e assistida por Samuel Pwadutam e Tejiri Digbori, sendo que Abubakar Nurudeen será o quarto árbitro.

A confirmação foi feita, esta semana, pela Confederação Africana de Futebol (CAF). Pensando nessa partida, o seleccionador nacional, Chiquinho Conde, divulgou, esta sexta-feira, a lista dos 45 jogadores  pré-convocados para o embate contra os malianos. 

Da lista, o destaque para a chamada, pela primeira vez, do defesa Bruno Wilson, atleta que milita no SJ Earthquakes (Estados Unidos) e os avançados Alcides David e Kélvio Neves, da União Desportiva do Songo e Associação Black Bulls, respectivamente. Tirando as estreias, Chiquinho Conde manteve o núcleo duro que habitualmente feito parte dos convocados. 

Moçambique continua no top-100 do ranking da FIFA, após a actualização feita, esta quinta-feira, pelo órgão reitor do futebol mundial. O nosso país subiu um lugar e é agora o 98º colocado de um ranking que mantem o top-5 liderado pela Argentina, campeã do mundo, enquanto Marrocos continua a ser o país africano melhor posicionado e quase a entrar para o top-10.

A selecção nacional de futebol subiu apenas um lugar no ranking da FIFA divulgado, esta quinta-feira, passando da anterior 99ª posição, para a 98ª. A subida dos Mambas no ranking mundial foi graças aos resultados alcançados em Setembro passado, diante de Eswatini, nomeadamente: o empate e a vitória, conjugados com os resultados das restantes equipas que estavam nos lugares acima e abaixo do combinado nacional.

Com os quatro pontos somados na fase de qualificação ao CAN-2025, Moçambique soma mais três pontos em relação à pontuação anterior, contando agora com 1229, contra os 1226.03 da última actualização.

O combinado nacional escala um lugar graças à descida das selecções de Palestina (baixou dois lugares) e Arménia (caíu três lugares), mas também porque Tailândia subiu quatro lugares, saindo da posição 100 para a posição 96.

Mali, que faz parte do mesmo grupo dos Mambas na qualificação ao CAN-2025, manteve a sua 54ª posição, depois de alcançar uma vitória e um empate diante da Guiné-Bissau, em Setembro. Os “Djurtus”, por seu turno, caíram um lugar e são agora 116º colocados, no ranking da FIFA.

Já Eswatini, que foi adversário dos Mambas, também caiu um lugar e ocupa a 160ª posição.

No que aos adversários dos Mambas na qualificação ao mundial o destaque continua a ser Argélia, que nesta actualização subiu quatro lugares, passando da 41ª para a 37ª posição, seguido da Guiné Conacri, que também subiu quatro lugares e é agora 78º posicionado. Uganda subiu três lugares e ocupa agora a 87ª posição.

O ranking da FIFA não teve alterações no top-5, com Argentina ainda líder, seguido da França, Espanha, Inglaterra e Brasil, a melhor selecção da CPLP. Portugal, que em Setembro teve um empate e uma vitória, subiu um lugar e é, agora, o 7º posicionado, em troca com os Países Baixos.

Marrocos, que subiu um lugar e ocupa a 13ª posição, Senegal, que entra para o top-20 (é 20º), e Egipto, 30º posicionado, são as melhores selecções africanas no ranking da FIFA.

Dos Países Africanos de Língua Portuguesa, PALOP’s, Cabo Verde continua a melhor selecção, pese embora tenha descido sete posições devido às duas derrotas sofridas  em Setembro, enquanto Angola, já qualificado ao Campeonato Africano das Nações de Marrocos, em 2025, subiu apenas três degraus e está na posição 82.

 

DESTAQUE

Com os quatro pontos somados na fase de qualificação ao CAN-2025, Moçambique soma mais três pontos em relação à pontuação anterior, contando agora com 1229, contra os 1226.03 da última actualização.

Quem se recuperou da lesão que o afastou do duplo embate dos Mambas diante de Eswatini é Ricardo Guima, do Igdir FK, da segunda liga turca.

Guima acabou por ser afastado da convocatória final para os dois jogos diante de Eswatini por lesão, e uma semana depois se tinha recuperado, tendo sido utilizado no jogo da sua equipa, este domingo, diante de Manisa FK.

O internacional moçambicano entrou no jogo na segunda parte, aos 79 minutos, numa altura em que o Igdir FK já vencia por uma bola sem resposta, com golo apontado pelo brasileiro Thuran, com que terminou o jogo.

A equipa de Guima soma, agora, 14 pontos, um ponto a menos e um lugar abaixo em relação à equipa de Mexer Sitoe.

Assim, espera-se que o central e o médio do combinado nacional estejam à disposição do seleccionador nacional, Chiquinho Conde, na próxima janela de qualificação para CAN 2025.

De acordo com o calendário inicial, Moçambique recebe o Mali a 15 de Novembro, no Estádio Nacional do Zimpeto, devendo encerrar a fase de grupos de qualificação para o CAN 2025 na Guiné-Bissau, a 19 do mesmo mês.

Actualmente, os Mambas são líderes do grupo com os mesmos oito pontos do Mali, e uma vitória será suficiente para garantir a qualificação para a fase final da prova que terá lugar em Marrocos, de Dezembro de 2025 e Janeiro de 2026.

O central moçambicano, Mexer Sitoe, já treina com os colegas do Bandirmaspor, da Turquia, depois de duas semanas parado devido à lesão. O internacional moçambicano pode voltar aos eleitos dos Mambas, para os embates de Novembro próximo.

Edson Sitoe, ou simplesmente Mexer, foi o grande ausente da dupla jornada diante de Eswatini, nos dias 11 e 14 de Outubro corrente, partidas referentes à terceira e quarta jornadas de qualificação para o Campeonato Africano das Nações, CAN 2025.

Uma ausência sentida, principalmente, no primeiro jogo, em Maputo, em que Chiquinho Conde tinha pensado como alternativa a utilização de David Malembane, mas que, por razões burocráticas, acabou por não jogar.

Nené acabou por ser a aposta para fazer dupla com Reinildo Mandava, no centro da defesa moçambicana, numa combinação quase perfeita, não fosse a desatenção no golo de Eswatini, que levou o jogo a terminar com empate a um golo.

No segundo jogo, em Nelspruit, no Mbombela Stadium, o lugar de Mexer acabou por ser ocupado por Chamboco, que fez uma excelente dupla com Reinildo Mandava, este que depois ficou com a braçadeira, após a saída de Dominguez no jogo.

A recuperação de Mexer Sitoe acontece numa altura em que Chiquinho Conde não poderá contar, de princípio, com David Malembane, sendo por isso uma boa nova para o seleccionador nacional, que vê as dores de cabeça diminuírem com a possibilidade de poder contar com o central moçambicano nos dois jogos de Novembro.

Assim, Mexer Sitoe já trabalha com os restantes colegas do Bandirmaspor, a preparar o embate da 10ª jornada da Ligue 1, da segunda divisão da Turquia, diante do Sakaryaspor. A equipa de Mexer é, actualmente, o quarto classificado, com 15 pontos, menos quatro que o líder, Kocaelispor, que soma 19 pontos.

O Sporting de Geny Catamo venceu o Sturm Graz da Áustria em jogo a contar para a terceira jornada da Liga Dos Campeões Europeus. O jogador moçambicano destacou-se ao providenciar uma assistência para o primeiro golo do clube de Alvalade.

O primeiro golo surge de uma jogada fantástica de Geny Catamo que tira o adversário de caminho e serve Gyokeres que falhou escandalosamente mas que felizmente estava lá Nuno Santos para corrigir a falha .

O homem da máscara não podia sair da Áustria sem deixar sua marca. Passou por tudo e todos e marcou um golo de grande nível .

Em noite de reedição da final da liga dos campeões ganha pelo Real Madrid uniu espanhóis e alemães. O Borussia de Dortmund parecia querer materializar a vingança ao conseguir uma vantagem madrugadora de dois golos por Jammie Giddens .

Mas como se diz por aí que 90 minutos no Bernabéu são uma eternidade Rudigger começou uma reviravolta que terminou nos 5-2. Vinicius Junior fez um Hat-trick.

Noite de sonhos antes do Clássico com o Barcelona e entrega da Bola de Ouro.

Em Itália o Milan venceu o Brugges da Bélgica por 3-1.

Pulisic inaugurou o marcador aos 34 minutos num livre directo . O Bruges ainda empatou por Kyriany, Sabe mas os Italianos foram mais fortes vencendo o jogo por 3-1 com Rijanny Tijjder a fazer um bis.

Uma das surpresas da noite foi a derrota da Juventus de Itália em casa frente ao Estugarda da Alemanha por 0-1

O Sporting ocupa a terceira posição da classificação geral onde o Aston Villa é o surpreendente líder com 9 pontos . Os próximos confrontos serão contra Arsenal e Manchester City

Reinildo Mandava entra hoje em acção quando o Atlético defrontar o Lille , seu anterior clube.

 

 

 

O Ferroviário da Beira venceu o Textáfrica de Chimoio por duas bolas sem resposta e qualificou-se para as meias-finais da Taça de Moçambique. Os “loconotivas” somaram um agregado de 3-0 no conjunto das duas mãos dos quartos-de-final.
Boa entrada para o Ferroviário da Beira, que criou o primeiro perigo em situação de bola parada. Era, afinal, um aviso. Combinação perfeita. Mau alívio do defesa dos “fabris”.
João Bonde, com um toque subtil, pôs o marcador a funcionar. Mais um teste à atenção do guarda-redes do Textáfrica, que soube, com classe, evitar o pior.
“Fabris” sem pulmão para aguentar a pressão, ainda que criassem algumas situações de perigo. Tal como na primeira, o Ferroviário da Beira entrou melhor na segunda mão. Oportunidade falhada.
Nelson poderia ter ampliado o marcador, mas o seu remate passou por cima da trave. O Textáfrica tentava surpreender o seu adversário, mas sem sucesso. Boa arrancada a partir do meio campo, lance que terminou com o segundo golo do Ferroviário. Depois só foi gerir o resultado.
O Ferroviário da Beira garantiu a vaga nas meias-finais da Taça de Moçambique.

A revista espanhola decidiu distinguir o astro argentino, Lionel Messi, como o jogador com mais títulos da história do futebol e em sua homenagem foi oferecido ao jogador do Inter Miami uma estatueta de ouro. O clube norte-americano onde actua o internacional argentino vai disputar o Mundial de Clubes do próximo ano.

Uma carreira brilhante, repleta de conquistas. Lionel Messi é um dos maiores da história do futebol. O argentino acumula troféus e prémios individuais, assistências e muitos golos na sua trajectória por Barcelona, PSG, selecção argentina e agora nos Estados Unidos pelo Inter Miami, com destaque a suas actuações especiais. Não à toa é chamado por muitos como GOAT (greatest of all time), sigla em inglês que significa maior de todos os tempos.

Razão que levou a revista espanhola Marca a distinguir Messi como o melhor e maior de todos os tempos, olhando para os títulos e troféus (colectivos e individuais) que conquistou ao longo da sua carreira, ainda em curso.

Talvez a taça mais importante de toda sua carreira, o Campeonato do Mundo de 2022, foi conquistada com a Argentina. Em uma final electrizante, decidida nos penaltes, a selecção superou a França e ergueu o Mundial no Qatar. O momento que Lionel Messi tanto sonhou e desejou. Uma coroação digna a um atleta que dedicou praticamente toda sua vida ao desporto mais amado e seguido do mundo.

 

PRINCIPAIS TÍTULOS DE MESSI

Pela selecção argentina, Messi ainda tinha conquistado a Copa América de 2021 diante do Brasil, no Maracanã. O troféu encerrou um longo jejum sem conquistas da equipa argentina, e a partir daí desandou com a Albiceleste, conquistando a Finalíssima contra a Itália, em 2022, e o bicampeonato da Copa América em 2024, contra a Colômbia na grande decisão.

Lionel Messi empilha títulos e, principalmente, a conquista de oito vezes Bola de Ouro, pela revista France Football, e três vezes vencedor do The Best, da Fifa, prémios que representam o melhor jogador do mundo de cada época.

Somando toda sua trajectória, o camisa 10 se tornou o jogador com mais títulos conquistados na história do futebol, chegando a incríveis 45 taças a nível profissional em seu currículo.

Ao todo, Messi conquistou 34 títulos e se tornou o jogador mais vitorioso da história do Barça, e devido ao seu grande sucesso, é o maior ídolo do clube catalão, onde conquistou 10 títulos de campeão da LaLiga, sete Supertaças Espanholas, mesmo número de troféus da Taça do Rei, quatro Liga dos Campeões, três Supertaças Europeias e igual número de troféus do Mundial de Clubes.

Como jogador do PSG, Messi conquistou dois campeonatos franceses (2021/22 e 2022/23) e uma Supertaça da França (2022).

Com apenas um mês desde que chegou em território norte-americano, Messi levou o Inter Miami ao primeiro título da história do clube, a Leagues Cup 2023, após bater o Nashville nos pênaltis de 10-9.

Além disso, o argentino ajudou a conduzir a equipa à conquista do Supporters’ Shield, troféu dado ao conjunto que faz melhor campanha na temporada regular da MLS, no ano de 2024.

A trajectória de Messi nos relvados é indiscutível, mas há sempre quem lembre um capítulo negativo: a demora para conquistar títulos com a selecção argentina.

O craque chegou perto do título da Copa do Mundo de 2014, mas foi derrotado pela Alemanha na final. Seu primeiro título na selecção principal veio em 2021, quando bateu a selecção brasileira na final da Copa América, e, logo em sequência, a Finalíssima de 2022 contra a Itália (campeã do Euro).

No mesmo ano, no Qatar, Lionel Messi conquista o Mundial pelo seu país e chega ao topo do mundo. A conquista mais recente foi a Copa América de 2024, vencida contra a Colômbia no prolongamento da final disputada nos Estados Unidos.

O jogador ganhou também o Mundial sub-20, em 2005, e as Olimpíadas de 2008 com a Argentina.

Moçambique entrou a vencer no CAN de futebol de praia que decorre no Egipto desde sábado, ao derrotar Malawi por 4-3 em partida da primeira jornada do grupo B. Rachid foi autor de três golos, o último deles no último segundo do jogo.

Estreia auspiciosa de Moçambique no Campeonato Africano das Nações que decorre em Hurgharde, no Egipto, desde sábado, num grupo em que forte candidata a passar à fase seguinte.

Diante do Malawi, uma selecção bem conhecida, o cinco nacional enfrentou dificuldades no primeiro período, com o adversário a chegar com algum perigo à baliza de Nelson Tivane. Moçambique também teve oportunidades de marcar, mas acabou sendo Rachid a visar a meio do primeiro tempo, resultado levado ao descanso.

Na reposição do segundo período, Malawi igualou por Sandran Ussi, que rematou forte a encontrar o conjunto nacional inerte. Mas sempre favorita a vencer o jogo, Moçambique não se deixou abalar e numa bela jogada Rachid bisou. 

Em jogo de toada equilibrada, Malawi voltou a marcar, com Ussi a aproveitar a desatenção da defensiva para bater Nelson Tivane pela segunda vez.

Há cinco minutos do fim do segundo tempo, Malawi passou para frente pela primeira vez, quando Isaac cobrou um livre, mais em jeito do quem com força e bater Tivane.

Mas também de livre Moçambique restabeleceu o empate num remate forte de Figo quase à entrada da área. 3-3 no final do segundo tempo.

No último período os “guerreiros” mostraram a sua bravura para não terminarem empatados o jogo, mas sempre encontraram a boa oposição do guarda-redes malawiano. Bonongwe mostrava-se intransponível nos postes.

Teve que ser o suspeito do costume a selar o marcador, no último segundo do jogo. Rachid acabou por ser heroi ao desviar de Bonongwe e atirar para o fundo.

Estreia em grande de Moçambique, num grupo em que Mauritânia, estreante na competição, surpreendeu e venceu a tetracampeã africana, Senegal, por 5-2, e lidera com os mesmos três pontos dos “guerreiros de praia”.

Esta segunda-feira, no mesmo espaço, os guerreiros de praia terão pela frente a Mauritânia, na decisão do líder do grupo, enquanto Senegal vai procurar redimir-se da derrota diante do Malawi.

Para o grupo A, o anfitrião Egipto iniciou a competição com vitória diante do Gana por 6-3, enquanto Marrocos teve dificuldades para levar de vencida a selecção que se estreia num CAN, Tanzânia, por 4-3.

O Campeonato Africano das Nações de Futebol de Praia decorre no Egipto até ao próximo dia 26 de Outubro.

O Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica confirmaram o favoritismo e garantiram a passagem à próxima fase da Taça de Portugal. O Sporting de Geny Catamo passou por um susto mas conseguiu garantir a vitória nos instantes finais do jogo.

Não há tempo para descansar e na ressaca do calendário Fifa o  Sporting apresentou um 11 sem a sua principal peça, o homem da máscara  Gyokeres, cabendo a Harder o papel de homem golo e logo cedo foi dando alguns avisos.

Quem avisa amigo é, e,  ao minuto 40,  o avançado dianamarques Harder  após excelente desmarcação não deu hipótese ao guarda redes Vinicius Costa.

A segunda parte trouxe alguns falhanços incríveis e foi o Portimonense a empatar e a gelar o Leão, já com Geny Catamo em campo. Adakole benedikt foi o marcador .

O golo da vitória chegou praticamente no último segundo do jogo com Harder a garantir a passagem do Sporting de Geny Catamo.

A festa da taça levou o Benfica até Guimarães para defrontar o nada famoso Pevidém. O Benfica entrou a todo o gás e ao minuto 3 adiantou-se no marcador.

O Pevidém mostrou não ter argumentos e poucas vezes visou  com perigo  a baliza de Samuel Soares. O Benfica chegou ao golo da vitória ao minuto 75, jogada de laboratório e Best a bisar no jogo 

O Benfica confirma o favoritismo e está na próxima fase da taça de Portugal.

+ LIDAS

Siga nos