O País – A verdade como notícia

O cartaz das meias-finais da liga milionária já é conhecido: Arsenal-PSG e FC Barcelona-Inter de Milão. Nos dois últimos encontros dos quartos, o Inter de Milão eliminou o Bayern Munique, enquanto o Real Madrid, actual detentor do troféu da Liga dos Campeões, foi arredado da prova pelo Arsenal.

Os espanhóis do Real Madrid, que acumulam 15 troféus da Liga dos Campeões, inclusive o de 2024, foram eliminados nos quartos-de-final pelo Arsenal com duas vitórias bem conseguidas, na Inglaterra e na Espanha.

O Real Madrid tinha sido derrotado na primeira mão, em Londres, na Inglaterra, por 3-0 pelos britânicos do Arsenal.

A tarefa no Estádio Santiago Bernabéu, na capital espanhola, parecia complicada, mas não impossível para a equipa que tem o maior número de vitórias na competição com 15 triunfos, à frente dos italianos do AC Milan com… sete (!)

No entanto, desta vez a magia não funcionou na cidade de Madrid. O Arsenal acabou por vencer por 1-2 na deslocação ao terreno dos madrilenos.

Os golos dos ‘Gunners’ foram apontados pelo inglês Bukayo Saka e pelo brasileiro Gabriel Martinelli, enquanto o único tento dos ‘Merengues’ foi da autoria do brasileiro Vinícius Júnior.

Em declarações ao jornalista da RFI, o guarda-redes belga do Real Madrid, Thibaut Courtois, admitiu que nesta temporada os madrilenos não estão a mostrar a melhor face da equipa: “Este não tem sido o nosso melhor ano. Acho que tivemos momentos baixos e poucos altos. E, às vezes, temos de aceitar que não conseguimos produzir o nosso melhor futebol contra as grandes equipas da Europa. Tivemos demasiadas derrotas e precisamos de analisar isso, ser autocríticos e pensar no que podemos fazer melhor. Ainda restam algumas coisas bonitas nesta temporada e temos de tentar melhorar.”

Nas meias-finais, o Arsenal vai medir forças com os franceses do Paris Saint-Germain. Recorde-se que, na fase regular, os ingleses tinham vencido em casa por 2-0 os parisienses.

De referir que, no historial entre as duas equipas, na Liga dos Campeões, o Arsenal venceu uma vez, nesta época 2024/2025, e ainda houve dois empates na fase de grupos na temporada 2016/2017. Os parisienses nunca venceram os ingleses até agora.

O internacional moçambicano Reinildo Mandava pode estar de saída do Atlético Madrid da Espanha, segundo escreve o jornal Marca. O futuro de Mandava será decidido nas próximas semanas.

A situação do lateral esquerdo moçambicano não é motivadora para que continue no clube, uma vez que a cláusula de opção de renovação não será activada.

Chegado a Madrid em 2021, ido do Lille da França, o Mambas termina o seu vínculo contratual com os colchoneros a 30 de Junho próximo e muito dificilmente a equipa da capital espanhola consiga renovar o seu contrato.

De acordo com o diário desportivo espanhol, o futuro do lateral esquerdo, que nos Mambas tem sido utilizado como central, será decidido nas próximas semanas.

Na presente temporada, Mandava foi utilizado em 29 jogos, dos quais 19 na LaLiga, seis na Liga dos Campeões e quatro na Taça do Rei, totalizando 1495 minutos, sem nenhum golo apontado. Nas duas últimas partidas do Atlético Madrid não saiu do banco de suplentes.

No passado mês de Março, o defesa atingiu a impressionante marca de 100 jogos ao serviço do Atlético de Madrid, um feito celebrado com uma placa de homenagem entregue pelo próprio presidente do clube, Enrique Cerezo.

A homenagem reflete o reconhecimento por parte do clube ao contributo inegável do jogador moçambicano, que continua a ser uma referência na defesa dos Mambas, onde tem assumido, também, a braçadeira de capitão.

Recorde-se que Reinildo estreou-se com a camisola dos “colchoneros” no dia 6 de Fevereiro de 2022, frente ao Barcelona.

A Liga Moçambicana de Futebol marcou para a próxima terça-feira a realização do sorteio do Moçambola-2025, acto que marca um passo importante para o arranque da prova futebolística nacional.

O sorteio do campeonato nacional será realizado numa instância hoteleira da cidade de Maputo, à margem da Assembleia Geral Ordinária, onde os clubes filiados vão aprovar os planos de actividades e contas de 2024 e o plano de actividades e orçamento para 2025.

Para a presente edição do Moçambola, iria ao sorteio 14 equipas, nomeadamente a Black Bulls, campeã nacional, União Desportiva de Songo, Costa do Sol, os Ferroviário de Maputo, da Beira, de Nampula e de Lichinga, Associação Desportiva de Vilankulo, Desportivo de Nacala e Baía de Pemba, que transitam do Moçambola do ano passado, aos quais se junta o Desportivo da Matola, Chingale de Tete e Ferroviário de Nacala, vencedores das poules regionais de 2024.

A 14ª equipa que vai disputar a prova será anunciada brevemente pela Federação Moçambicana de Futebol após o término do processo de licenciamento de clubes, a 20 de Abril. o Moçambola-2025 está previsto para iniciar a 17 de Maio próximo, depois de ter sido adiado a 29 de Março passado.

Os restos mortais do antigo presidente do Clube Ferroviário de Maputo, Sancho Quipisso Jr., falecido no último domingo, vão ser enterrados esta quarta-feira, às 13h00, no Cemitério de Lhanguene.

O velório e missa de corpo presente estão agendados para decorrerem na Igreja Metodista, na Matola 700, província de Maputo, a partir das 9h30, seguindo-se depois o cortejo fúnebre até ao cemitério de Lhanguene. 

Sancho Quipisso Jr. dirigiu os destinos do Clube Ferroviário de Maputo entre 2015 e 2019, período em que conquistou vários títulos nas diversas modalidades que estiveram em competições, com destaque para a conquista do Ferroviário de Maputo na Taça dos Clubes Campeões Africanos em séniores femininos, colocando o nome do clube no Olimpo de África.

Mesmo antes de ser sucedido no cargo por Teodomiro Ângelo, Sancho Quipisso contribui para que o Ferroviário de Maputo conquistasse, em 2018 e 2019, a Taça dos Clubes Campeões Africanos de  Basquetebol sénior feminino, em Maputo e Cairo, respectivamente.

Quipisso Jr. foi ainda responsável pela conquista do último título de campeão nacional de futebol do Ferroviário de Maputo, em  2015.

Ao nível de infraestruturas, dinamizou, entre outras acções, a reestruturação do centro de estágio do Estádio da Machava.

Estrela Vermelha vs. Desportivo e Black Bulls vs. Matchedje são os jogos de destaque da segunda eliminatória da Taça de Moçambique, fase provincial, na Cidade de Maputo. Os jogos disputam-se sábado e domingo

Ausentes da primeira eliminatória da Taça de Moçambique, fase provincial, Ferroviário de Maputo, detentor do troféu, Black Bulls e Costa do Sol, representantes da cidade de Maputo no Moçambola-2025, Estrela Vermelha e Maxaquene, melhores da última edição da segunda divisão do ano passado na cidade de Maputo, já conhecem sua sorte na segunda eliminatória da prova.

Estas cinco juntaram-se ao Desportivo Maputo, que afastou Ntsondzo na primeira eliminatória, Ferroviário das Mahotas, que eliminou Vulcano, Matchedje, que deixou para trás as Águias Especiais, e o Mahafil, que derrotou a Liga Desportiva de Maputo.

Assim, o sorteio realizado esta terça-feira ditou que o Estrela Vermelha cruza caminho do Desportivo Maputo, naquele que será o jogo de destaque da eliminatória, enquanto a Black Bulls joga com o Matchedje e o Costa do Sol a ter pela frente o Ferroviário das Mahotas.

Maxaquene e Mahafil é outro jogo da eliminatória entre equipas do mesmo escalão. 

Serão cinco jogos que vão definir os cinco representantes da capital do país na fase regional, cujo sorteio realiza-se na segunda-feira, na sede da Federação Moçambicana de Futebol, juntando os representantes das outras províncias.

Amílcar Jussub, presidente da Associação de Futebol da Cidade de Maputo, espera que sejam bem disputados, tendo em conta que Taça de Moçambique é uma competição cheia de surpresas.

“Temos jogos aliciantes e espero que, com maior fair-play, com as surpresas das Taças que costumam acontecer, hajam grandes jogos”, disse.

Jussub não deixou de recordar que a cidade de Maputo é a maior associação de futebol do país e que tem tradição em todas competições, pedindo ainda que as equipas que se qualificarem à fase regional, possam chegar o mais longe.

“Sabem todos que o objectivo da Associação da cidade, o vosso também, como filiados, é chegar a final da Taça de Moçambique e vencer a prova. E não vamos fugir à regra da do vencedor da Taça de Moçambique dos últimos três anos, ser da cidade de Maputo”, disse em alusão aos vencedores da prova, nomeadamente Ferroviário de Maputo (2024), Black Bulls (2023) e Ferroviário de Maputo (2022).

O líder da Associação de Futebol da cidade de Maputo pediu ainda que se mantenha a hegemonia da capital do país na conquista de provas nacionais, recordando que quase todos os títulos ficam na cidade, com excepção de algumas provas perdidas para outras províncias, com destaque para Tete (União Desportiva de Songo), Sofala (Ferroviário da Beira) e Nampula (Ferroviário de Nampula).

Por outro lado, Amílcar Jussub recordou que é preciso cumprir-se com o processo de licenciamento, para que os vencedores desta eliminatória não sejam afastado da fase regional.

“Não vale a pena ganhar no campo enquanto não tem o Pro-Licenciamento e depois acabam por ser desqualificados e seria um esforço em vão, e ninguém gosta de passar por isso, principalmente os jogadores”, apelou.

Recorde-se que o Processo de Licenciamento de Clubes foi estendido pela Federação Moçambicana de Futebol até ao dia 20 de Abril corrente.

PROVÍNCIAS REALIZAM FINAIS PROVINCIAIS 

Ao nível das províncias de Maputo, Sofala e Nampula o sorteio da segunda eliminatória realiza-se esta semana, por forma que os jogos da segunda eliminatória decorram no fim-de-semana.

Em Inhambane, Associação Desportiva de Vilankulo defronta Bila Shopping na final, em Manica, Matchedje e Textáfrica jogam a final provincial, na Zambézia, a final será disputada entre Ferroviário de Quelimane e Matchedje de Mocuba, e em Tete serão União Desportiva de Songo e Chingale a discutirem o troféu provincial.

O sorteio da fase regional realiza-se na segunda-feira e os jogos disputam-se entre os dias 26 e 27 de Abril e 3 e 4 de Maio próximo.

 

Morreu, este domingo, o antigo presidente do Clube Ferroviário de Maputo, Sancho Quipisso Jr., vítima de doença.

Figura de referência no desporto moçambicano, Sancho Quipiço Júnior desempenhou, ao longo da sua trajectória, funções de grande responsabilidade no Clube Ferroviário de Maputo, instituição que presidiu entre 2015 e 2019, deixando um legado de dedicação e compromisso.

Sancho Quipisso foi responsável pelo conquista do último título nacional dos “locomotivas” de Maputo, em 2016, para além de ter levado a equipa masculina de basquetebol a uma presença inédita na Liga Africana de Basquetebol, em 2019.

Durante a sua vigência na presidência do Ferroviário de Maputo, Sancho Quipisso conquistou sete títulos nacionais nas várias modalidades em que o clube participa.

O funeral de Sancho Quipisso Jr. está marcado para esta quarta-feira.

A bancada do ATCM esteve preenchida de espectadores para assistirem a primeira corrida do ano do Super Picanto e Modificados. Os mesmos dizem que as provas devem continuar no ATCM.

Havia muita expectativa na bancada do ATCM para a primeira prova do ano. Muitos foram os espectadores que foram acompanhar as corridas de perto e vibravam a cada roncar dos carros, a cada ultrapassagem, a cada conquista.

Muitos deles foram ao ATCM pela primeira vez e a emoção tomava conta. Dos mais velhos aos mais novos, todos sabiam porque estavam na bancada. Afinal o apoio aos pilotos e às equipas não tem idade. Quando os vencedores das mangas não são os que os espectadores apoiam, há sempre justificações.

A festa do ATCM promete continuar nas próximas provas, em Junho, Agosto, Setembro e Novembro.

A Confederação das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA) realizou, na manhã desta quinta-feira, o sorteio oficial do Campeonato Feminino Sub-17 da região para a presente temporada.

A competição, que contará com a participação de nove selecções, coloca Moçambique no exigente Grupo B, ao lado da poderosa Zâmbia e das Ilhas Maurícias.

Depois de uma estreia impressionante em 2024, as “Nyeletinhas” chegam com ambições renovadas. Venceram todos os jogos da fase de grupos no ano passado e alcançaram as meias-finais, onde foram eliminadas pelo Lesotho.

Já a Zâmbia, adversária directa nesta fase, é a actual campeã e também vencedora da edição de 2021, o que a torna uma das selecções mais fortes da região. Por sua vez, as Maurícias, que acolheram a primeira edição da prova em 2019 e regressaram em 2024, apresentam uma equipa competitiva e experiente.

Segundo o regulamento da prova, apuram-se para as meias-finais os primeiros classificados de cada grupo e o melhor segundo classificado entre os três grupos.

A competição terá lugar pela primeira vez em Windhoek, capital da Namíbia, entre os dias 10 e 17 de Maio.

O Autódromo Internacional de Maputo acolhe neste sábado a primeira corrida da temporada 2025 e a quarta da época do Super Picanto e Bluetech Group M. Os pilotos dizem estar ansiosos por disputar esta prova, enquanto a organização garante segurança dentro e fora das pistas.

Novo ano, nova temporada, mesma prova. É o regresso do roncar dos motores nas pistas do ATCM, na cidade de Maputo, com a disputa da primeira prova anual, mas a quarta da época, do Super Picanto e Blutech Grupo M.

Uma competição que vai contar com mais de 50 pilotos das várias especialidades e provas, que vão procurar ser mais rápidos na pista, apesar da ansiedade que os caracteriza, depois de terem disputado a última prova no ano passado.

É o caso de Mauro Costa, que ano passado travou inúmeras batalhas pelo pódio, que espera que seja uma prova bem disputada. “A expectativa é grande, o desejo de voltar à pista e sentir o cheiro de gasolina e cheiro de borracha do pneu é enorme. Estamos com os preparativos, estamos ansiosos de rever os velhos rivais e os novos rivais para um campeonato, uma nova temporada que esperemos que seja brilhante como a passada”, disse. 

Já Nico Banze, piloto que ano passado conquistou provas internacionais, assegura estar preparado para mais conquistas este ano, internamente.

“Estamos muito bem colocados como Five Star, para aquilo que é nos lugares do pódio, e a nível de modificados, Grupo M, Bluetech, também os nossos dois carros da Five Star estão muito bem colocados nas respectivas classes, portanto vamos tentar dar continuidade daquilo que é o trabalho que temos feito, e como tinha dito antes, a retoma vai ser difícil, mas vamos tentar o possível”, assegura. 

Mas a expectativa não é somente para os mais experientes. Rúben Duvale saltou dos karts para os carros grandes de velocidade e também quer singrar na sua primeira prova. “Vir do kart para os carros é um salto grande, os karts é bem mais pequeno, e nos carros já tem muitas outras componentes que têm que se adicionar à condução, e eu acho que o final do ano passado deu para iniciar, para ganhar experiência, e a expectativa para este ano vai ser a mesma, ganhar experiência como condutor de carro de velocidade, para nas provas futuras sempre estar a melhorar e apanhar mais oportunidades em geral”, disse o jovem piloto.

A organização das provas no ATCM diz que tudo está garantido para que a segurança dos pilotos e dos assistentes seja efectiva, para que a festa dos motores não tenha nenhum incidente, segundo garantias de Nuno de Sousa.

“Devemos ser os primeiros a implementar toda a segurança disponível, e querendo com isto dizer, vai desde os carros aos espectadores, à segurança dos espectadores, à segurança das crianças dentro do recinto do ATCM”, disse destacando ainda a festa que se quer celebrar.

“É uma festa para ser vivida, é uma festa para a gente vir de manhã e sair à noite, e sair à noite com os olhos cheios de carros, de barulho, de pilotos a celebrar e de festa. Isso é o que a gente quer. E cada vez mais nos nossos eventos, todos eles, na velocidade, no drift, no drag, nos karts, em todos eles, nós queremos cada vez mais crianças envolvidas. Não queremos pessoas a fazer corridas fora do circuito do ATCM”, frisou Nuno de Sousa. 

Já a ZAP, principal parceiro na transmissão do Super Picanto e Blutech Grupo M, quer continuar a manter sua presença nos grandes eventos desportivos nacionais.

“A ZAP é uma empresa moçambicana e como tal, está comprometida em desenvolver a sociedade moçambicana, portanto, o desporto é um dos pilares da ZAP, tanto a ZAP como o desporto”, realçou Vanda Langa, directora de Marketing da ZAP. 

Para Vanda Langa, com o apoio que a ZAP presta nas provas do Super Picanto, “estamos a reafirmar o nosso compromisso com o desporto. Na medida em que nós estamos a apoiar a massificação, o apoio e a divulgação do desporto”.

A primeira prova do Super Picanto deste ano terá lugar este sábado no ATCM e com transmissão em directo na Stv Notícias.

+ LIDAS

Siga nos