O País – A verdade como notícia

Mambas nos oitavos de final do CAN-2025

A selecção nacional de futebol apurou-se aos oitavos de final do CAN-2025, pela primeira vez na história, ao beneficiar dos resultados negativos das selecções que

Mambas nos oitavos de final do CAN-2025

A selecção nacional de futebol apurou-se aos oitavos de final do CAN-2025, pela primeira vez na história, ao beneficiar dos resultados negativos das selecções que

A selecção de Portugal conquistou este domingo a Liga das Nações, edição 2025, após vencer Espanha nas grandes penalidades por 5-3, após empate a dois golos no tempo regulamentar. Esta foi a segunda conquista de Portugal na competição.

Houve festa portuguesa em Munique. Pela segunda vez Cristiano Ronaldo levanta o troféu da Taça das Nações europeia…

Nada que tivesse sido fácil, até porque Portugal sempre andou atrás do prejuízo. Aos 21 minutos Martin Zubimende colocou a Espanha na frente, após aproveitar sobra na pequena área.

Cinco minutos depois Nuno Mendes restabeleceu o empate num remate rasteiro sem hipóteses para o guarda-redes espanhol.

Mas a fechar a primeira parte, a Espanha voltou a adiantar-se no marcador por Oyazarbal, após contra ataque perigoso.

Só na segunda parte Portugal voltou a empatar pelo suspeito do costume, Cristiano Ronaldo, a repor justiça no marcador.

Sem mais golos no tempo regulamentar e no prolongamento a decisão foi nas grandes penalidades, onde Diogo Costa defendeu um penalte e Portugal marcou todos remates e conquistou o título.

Este foi o segundo título de Portugal, depois de ter conquistado a primeira edição, em 2019.

 

Os Mambas empataram, este sábado, com as Maurícias sem abertura de contagem, em jogo da segunda jornada do Grupo A da Taça COSAFA, prova que decorre na África do Sul. A selecção nacional decide a qualificação para as meias-finais na próxima terça-feira, diante do Zimbabwe.

Depois da vitória na jornada inaugural diante da anfitriã África do Sul, Moçambique partiu para o jogo contra as Maurícias com o objectivo de manter o ciclo de vitórias. A selecção mauriciana estava avisada e, por isso mesmo, veio com a lição bem estudada, criando a primeira oportunidade de golo. 

Com o total controlo do jogo, o combinado nacional procurou explorar o jogo interior respondendo com alguns contra-ataques. Fernandinho descobriu um furo à entrada da grande área e testou a atenção do guarda-redes mauriciano, que esteve à altura. 

As Maurícias poderiam ter-se adiantado no marcador neste lance, valendo a atenção de Muendane. A primeira parte terminou com o nulo no marcador. No reatamento, Moçambique entrou determinado a chegar ao golo. 

Mais certeiros nas na abordagem do jogo, os Mambas encostaram as Maurícias. Fernandinho, mais inconformado, de fora da área tentou a sorte com um remate forte, mas o guardião das Maurícias estava atento. 

Os mauricianos respondiam com alguns contra-ataques, porém sem criar perigo. O jogo terminou empatado sem abertura de contagem. Moçambique decide o apuramento para as meias-finais na próxima terça-feira diante do Zimbabwe, partida em que precisa vencer.

 

A Primeira-dama da República recebeu o internacional moçambicano, Geny Catamo, bicampeão pelo Sporting Clube de Portugal. Gueta Chapo felicitou o jovem jogador, de 24 anos de idade, pelo feito alcançado e por representar condignamente o país além-fronteiras. 

Encorajou ainda o atleta a continuar a ser um exemplo para os jovens, que sonham em seguir os seus passos, não só no desporto, mas também nas outras áreas. 

Por seu turno, Geny Catamo agradeceu o gesto da Primeira-dama e comprometeu-se a continuar a carregar, com sentido de responsabilidade, a bandeira de Moçambique. Recorde-se que na quarta-feira, o internacional moçambicano foi recebido pelo Presidente da República no seu gabinete de trabalho.

O Complexo Desportivo da Black Bulls recebeu, recentemente, a visita oficial de uma comitiva da Confederação Africana de Futebol, no âmbito do processo de avaliação e homologação da Lagy Arena e das infraestruturas para a Categoria 3.

A visita técnica representa um marco decisivo no posicionamento do estádio da Black Bulls como palco de jogos internacionais, torneios de alto nível e estágios de pré-época de equipas nacionais e internacionais.

A comitiva da CAF avaliou em detalhe as áreas-chave exigidas pelas normas internacionais e, com uma perspectiva de desenvolvimento a longo prazo, apresentou recomendações importantes para fortalecer ainda mais o projeto.

Entre os pontos destacados, os inspectores da CAF sublinharam a necessidade dos “touros” continuarem a investir em aspectos estratégicos que consolidem a capacidade do complexo para acolher jogos internacionais com os mais elevados padrões de qualidade.

Dentre as recomendações deixadas pela inspecção da CAF constam aspectos como o investimento num relvado de qualidade superior, com características técnicas e de manutenção que sejam um garante das melhores condições de jogo em qualquer altura da época; o sistema de iluminação de alta performance para jogos nocturnos, o controlo de acessos moderno, assegurando segurança e fluidez nas entradas, os protocolos de segurança rigorosos, com zonas técnicas e de emergência bem definidas.

No que às áreas de serviços diz respeito, a Confederação Africana de Futebol quer ver balneários amplos e bem equipados, para atletas, equipas técnicas e árbitros, parques de estacionamento dedicados, organizados para diferentes públicos (equipas, media, adeptos), e espaço de imprensa completo, com tribuna, sala de conferências e áreas para entrevistas rápidas.

De acordo com a Associação Black Bulls, o projecto está a ser desenvolvido com uma visão clara e responsável, que é de criar um espaço moderno, multifuncional e sustentável, pronto para acolher as melhores equipas africanas e internacionais.

A Black Bulls garante que vai continuar firme no compromisso de elevar o padrão das infraestruturas desportivas e transformar o Complexo Desportivo num referencial de excelência.

Recorde-se que a Black Bulls volta a disputar, pelo segundo ano consecutivo, o quarto na história, as competições africanas de clubes, nomeadamente a Liga dos Campeões africanos, depois de ter conquistado o campeonato nacional na época passada.

Ano passado os “touros” até usaram a Arena Lalgy para jogos das eliminatórias de acesso à fase de grupos da Taça das Confederações, também conhecida como Taça CAF, sendo que já na fase de grupos recebeu seus adversários no Estádio Nacional do Zimpeto, antes de ser reprovado devido às más condições do relvado e iluminação.

A detentora do título, Espanha, qualificou-se, esta quinta-feira, para a final da quarta edição da Liga das Nações, ao vencer a França por 5-4, na segunda meia-final, em Estugarda, Alemanha. A Espanha vai defrontar Portugal na final marcada para domingo.

Jogo de loucos em Estugarda, com a Espanha mais forte no início e a França a ameaçar o empate já na ponta final do jogo.

A Espanha abriu o marcador aos 22 minutos, na sequência de uma jogada de entendimento do trio de ataque, com Nico Williams a finalizar de pé direito. Três minutos depois a vantagem alargou-se com um golo de Merino a fazer jus ao melhor momento da carreira.

Quase que sem reacção, o 2-0 levou as equipas ao intervalo, com a Espanha ainda mais demolidora na segunda parte. Aos 53 minutos, uma falta de Rabiot, dentro da área, sobre Lamine Yamal deu origem ao 3-0, marcado pelo jogador do Barcelona.

Ao fim de dois minutos a vantagem aumentou e Pedri também fez o gosto ao pé, depois de receber o passe de Nico Williams dentro da área.

Inconformado, Mbappe cavou uma grande penalidade e reduziu na marca dos 11 metros, antes de Yamal voltar a brilhar e assinalar um bis, finalizando rasteiro ao passe de Pedro Porro.

A França não desistiu e foi resiliente. Aos 79 minutos, Cherki fez o segundo num golaço de primeira. Alguns minutos depois, foi Vivian a colocar a bola dentro da própria baliza numa tentativa de corte.

Já nos descontos foi Kolo Muani a marcar e deixar a desvantagem mais curta.

A Espanha conseguiu o triunfo e a oportunidade de poder revalidar o título no próximo domingo, quando defrontar Portugal na chamada final ibérica.

A selecção nacional de futebol vai realizar mais duas sessões de treinos em solo pátrio antes da partida para Polokwane, no sábado, onde terça-feira defrontam a África do Sul em jogo amigável. Chiquinho Conde faz balanço positivo dos primeiros dias de treinos.

O grupo de trabalho dos Mambas está completo, com a integração de novos elementos que faltavam, casos de Ratifo, último a se juntar, Ali Abudo, que substituiu o lesionado Luís Miquissone, e Teixeira, terceiro guarda-redes que faltava ser integrado.

Esta quinta-feira o combinado nacional fez o quarto treino em solo pátrio, já a trabalhar todos aspectos que serão tomados em conta diante da África do Sul, na próxima terça-feira.

O seleccionador nacional, Chiquinho Conde, único que falou no habitual briefing antes do início dos treinos, disse que os trabalhos decorrem de forma tranquila até porque “começámos com menos jogadores e paulatinamente o grupo foi se compondo porque a ideia era mesmo essa, íamos mesmo trabalhar com 23 jogadores”, destacando a integração de Teixeira como terceiro guarda-redes, uma vez que “havia possibilidade de um dos guarda-redes do sub-23 integrar este grupo de trabalho, mas a distância e também pela performance que a equipa teve ontem, ainda bem, tudo indica que nós iremos continuar na competição, por isso resolvemos trazer um dos guarda-redes que já esteve na nossa lista do sub-23”.

As outras alterações trazidas por Chiquinho Conde foi a integração de Danilo, devido a indisponibilidade do Bruno Langa, ainda inserido no play-off para a subida em Espanha, para além de Ali Abudo, que chega para o lugar de Luís Miquissone, que depois da ecografia feita, notou-se uma debilidade física, impedindo o jogador da União Desportiva de Songo de continuar.

Ernan, por seu turno, teve queixas no ombro, mas continua a trabalhar e o seleccionador nacional espera que esteja em condições de dar o seu contributo nesta missão. 

Em termos de trabalho em campo, Chiquinho Conde disse que “vamos continuar sempre na senda de trabalhar aquilo que são as nossas ideias, a forma como nós iremos sair a jogar no jogo com a África do Sul, que eu quero potenciar esta mesma situação, a ligação que nós temos tido”, lembrando as dificuldades que os Mambas tiveram no último embate diante da Argélia, nomeadamente a ligação defesa-ataque que considera ter faltado.

Chiquinho Conde diz que quer observar mais os jogadores que não têm tido minutos nos Mambas, casos de Jonatham Muiomo, o Clésio, Gildo, entre outros.

 

“SE NÃO DÁ PARA GANHAR, TAMBÉM NÃO DÁ PARA PERDER”

Apesar de ser um jogo amigável, o seleccionador nacional assegura que o combinado nacional não vai facilitar e acredita que os jogadores vão dar o seu máximo para que o slogan do balneário continue válido.

“Num jogo de futebol é possível os três resultados. Obviamente que todos os intervenientes querem o melhor e o melhor é ganhar, mas se isso não acontecer, o nosso lema passa por aí mesmo, se não der para ganhar, também não dá para perder. Porque, independentemente de ser um jogo amigável, faz parte do programa da Data-FIFA e é importante também testar todas as nossas nuances, porque o que está aqui em causa é a selecção nacional”, explica Chiquinho Conde.

O seleccionador nacional diz que as ausências confirmadas de Reinildo Mandava, que vai disputar o Mundial de Clubes, o Alfonso Amade, que está atrás da sua situação contratual, Ricardo Guimarães e Pepo, que por motivos inerentes à programação do início da temporada estão indisponíveis para além de Geny Catamo, não vão criar constrangimentos nos objectivos do grupo.

Até porque são jogadores que fazem parte da espinha dorsal, tal como alguns que estão presentes, que fazem do grupo principal, mas também do CHAN, dentre eles Mexer, Edmilson, Chamboco, Nené e outros.

Ainda assim, Conde diz estarem reunidas as condições para uma boa partida de futebol.

“Por isso, estão aqui reunidas as condições para que também eles desfrutem deste momento. E tenham uma palavra a dizer e mostrarem também que, em alguns momentos, posso contar com eles para qualquer desafio que, à posterior, possa acontecer”, disse, tendo em conta os jogos de qualificação ao Mundial-2026 e a fase final do Campeonato Africano das Nações, de Dezembro deste ano.

“Em Setembro, que é muito importante para a qualificação ao Campeonato do Mundo, e em Outubro também. E depois, quiçá, estarem presentes todos eles no grupo da fase final do CAN”, frisou. 

Prestação dos sub-23 vai impulsionar Mambas frente aos Bafana Bafana

Com a selecção sub-23 a disputar o torneio COSAFA e depois de ter vencido a África do Sul no jogo inaugural, o seleccionador nacional dos Mambas está mais motivado e confiante e considera que o resultado de Bloemfontein pode influenciar no jogo de Polokwane.

Conde começou por felicitar a delegação presente no COSAFA. “Antes de mais quero dar os parabéns a todos os elementos que constituem a delegação que está em Bloemfontein, inclusive a equipa técnica, onde nós todos trabalhamos e temos uma única ideia”.

Para Conde “é motivo de satisfação para todos nós, porque penso que é a primeira vez na história que nós ganhamos a África do Sul, ainda por cima a anfitriã do torneio, uma selecção difícil, experiente, e ver aqueles jovens a jogarem com bravura, com muita responsabilidade e dinamismo, ajuda-nos também a pensar que nós temos alternativas para a selecção A. Uma e outra peça que poderá, posteriormente, entrar neste grupo de trabalho. Para mim é motivo de alegria, satisfação e para todos os moçambicanos também, porque é o Mamba que está a competir e quando se ganha, acho que é motivo de satisfação para todos”. 

 

MAMBAS PARTEM SÁBADO PARA POLOKWANE

Em termos de agenda de trabalhos dos Mambas, depois do treino desta quinta-feira os Mambas terão mais uma sessão de treinos esta sexta-feira, na Arena Lalgy, no Tchumeme, para afinar os aspectos técnicos-tácticos.

No sábado, os Mambas partem para África do Sul, numa viagem terrestre com destino a Polokwane, devendo realizar um treino de recuperação física, devendo então treinar no domingo e na segunda-feira no local do jogo.

O embate entre África do Sul e Moçambique terá lugar na terça-feira quando forem 19:30h de Maputo.

A selecção de Portugal venceu, na noite de quarta-feira, a similar da Alemanha, por 2-1, e qualificou-se para a final da Liga das Nações europeias. Francisco Conceição e Cristiano Ronaldo marcaram os golos de Portugal.

A história já era desfavorável para Portugal, que tinha vencido a Alemanha pela última vez no Euro 2000, ou seja há 25 anos. Um quarto de século depois havia que quebrar o gelo. Mas nada que fosse fácil, uma vez que a Alemanha sempre incomodou e criou as melhores oportunidades na primeira parte.

Portugal tentou acordar na segunda parte, com Cristiano Ronaldo a tentar carregar.

Mas acabou por serem os alemães a abrirem o marcador aos 48 minutos, com Florian Wirtz a ter cabeça no lugar para colocar a bola no fundo.

Portugal reagiu e Bruno Fernandes deu o aviso à navegação, mas foi Francisco Conceição a ter pontaria afinada num remate bem colocado, aos 63 minutos.

Cristiano Ronaldo, sempre presente nos grandes momentos, virou o resultado cinco minutos depois, a desviar um cruzamento de Nuno Mendes.

Portugal venceu a Alemanha 25 anos depois e está na final da Liga das Nações, prova que conquistou em 2019.

Os playoffs e as finais da BAL realizar-se-ão pela primeira vez na África do Sul a partir desta sexta-feira, 6 de Junho, durante uma semana, terminando no sábado do dia 14 de Junho. Oito equipas disputam o título mais importante do basquetebol masculino de clubes, com os Países Africanos de Língua Portuguesa, PALOP’s, representados por duas equipas

Os Playoffs e as Finais da Basketball Africa League (BAL) de 2025, que se realizarão pela primeira vez na SunBet Arena, em Pretória, África do Sul, de sexta-feira, 6 de Junho, a sábado, 14 de Junho, contarão com as oito melhores equipas das três fases de grupos da conferência que se realizaram em Rabat, Marrocos; Dakar, Senegal; e Kigali, Ruanda, em Abril e Maio.

Trata-se do primeiro cabeça-de-série, Al Ahli Tripoli (Líbia), segundo cabeça-de-série, Al Ittihad (Egipto), terceiro cabeça-de-série e campeão da BAL de 2022, US Monastir (Tunísia), Rivers Hoopers (Nigéria), o campeão da BAL de 2024, Petro de Luanda (Angola), Armée Patriotique Rwandaise (APR; Ruanda), Kriol Star (Cabo Verde) e FUS de Rabat (Marrocos).

O calendário dos Playoffs e das Finais inclui quatro jogos de selecção seguidos de playoffs de eliminação simples de oito jogos, culminando com as Finais da BAL de 2025 a 14 de Junho. 

FACTOS E NÚMEROS NOTÁVEIS SOBRE A ÉPOCA DE 2025 DA BAL:

  • 250.000.000 – Desde 2021, a BAL contribuiu com mais de 250 milhões de dólares para o PIB de África. 
  • 2.739.498 – Os jogos da BAL geraram um recorde de 2.739.498 milhões de visualizações no canal da liga no YouTube esta época (+69% em relação ao ano anterior). 
  • 168.000 – O jogo de 22 de Maio entre APR do Ruanda e Made by Basketball da África do Sul, foi o jogo mais visto de sempre no canal do YouTube da BAL, com 168.000 espectadores individuais. 
  • 111.008 – A BAL estabeleceu um recorde de assistência com 111.008 adeptos nas três fases de grupos da conferência, incluindo três dias de abertura com lotação esgotada. 
  • 37.000 – Cerca de 37.000 postos de trabalho estiveram ligados à realização de jogos da BAL em todo o continente durante as primeiras quatro épocas da Liga.  
  • 2347 – Nesta época, a BAL envolveu 2347 jovens e membros da comunidade através de programas de impacto social. 
  • 600 – Mais de 600 membros dos meios de comunicação social de 30 países de África, Europa e EUA foram credenciados para cobrir as três fases de grupo da conferência.  
  • 214 – A época BAL 2025 está a chegar aos adeptos em 214 países e territórios em 17 línguas. 
  • 156 – As 12 equipas da BAL contaram colectivamente com 156 jogadores de um número recorde de 28 países de África, Europa, Oceânia e EUA durante a fase de grupos. 
  • 115 – O AlAhli Tripoli marcou 115 pontos, um recorde da BAL, na vitória contra o Nairobi City Thunder (Quénia), a 18 de Maio. 
  • 39 – O base Teafale Lenard Jr. dos MBB marcou 39 pontos, o máximo da época da BAL, numa derrota por 76-85 contra os Nairobi City Thunder, a 24 de Maio. 
  • 17 – O poste dos Rivers Hoopers, Peter Olisemeka, alcançou 17 ressaltos, o recorde da temporada da BAL, na derrota por 94 a 77 contra o Al Ittihad, a 12 de Abril.  
  • 13 – O base do Petro de Luanda, Childe Dundao, estabeleceu o recorde da BAL para o maior número de assistências num jogo, com 13, na vitória por 103-74 sobre o Kriol Star, a 26 de Abril.  
  • 12 – No âmbito da quarta edição do programa BAL Elevate, um candidato à NBA Academy Africa juntou-se a cada uma das 12 equipas da BAL para a época. 
  • 8 – O poste dos APR, Aliou Diarra, estabeleceu o recorde da BAL para o maior número de lançamentos bloqueados num só jogo, com oito, na vitória por 77-74 contra os Nairobi City Thunder, a 25 de Maio. 
  • 8 – Jean-Jacques Boissy, base do Al Ahli Tripoli, fez oito lançamentos de três pontos, o melhor da época da BAL, na vitória por 87-77 contra os MBB, a 17 de Maio. 
  • 6 – Um recorde de seis novas equipas e dois novos países competiram na época de 2025 da BAL. 
  • 2 – Kriol Star é a única equipa da BAL a vencer dois jogos no prolongamento na mesma época, contra o ASC Ville de Dakar a 1 de Maio (95-92) e contra o Petro de Luanda a 4 de Maio (71-69).  
  • 2 – O campeão da BAL de 2022, o US Monastir, e o actual campeão, o Petro de Luanda, são as duas únicas equipas que disputaram as cinco épocas da BAL.  
  • 1 – Esta época marcou a primeira vez que os jogos da BAL se realizaram em Marrocos e a primeira vez que a África do Sul acolhe os Playoffs e as Finais.

 

O Presidente da República, Daniel Chapo, recebeu, hoje, em audiência, no Gabinete da Presidência, o futebolista internacional moçambicano Geny Catamo, jogador do Sporting  Club de Portugal, que recentemente conquistou o título de bicampeão nacional da  Primeira Liga portuguesa. 

Durante o encontro, o Presidente da República transmitiu pessoalmente ao jovem atleta  as calorosas felicitações pela conquista e pelo desempenho notável que tem vindo a  demonstrar ao serviço de um dos principais clubes da Europa. O Chefe do Estado  destacou que este feito representa não apenas uma vitória individual, mas um orgulho  colectivo para toda a Nação moçambicana, que vê em Geny Catamo um exemplo de  talento, perseverança e dedicação. 

No seu pronunciamento, Chapo sublinhou o simbolismo desta conquista,  afirmando que “Geny Catamo é o reflexo vivo da juventude moçambicana que acredita nos seus sonhos, trabalha arduamente e alcança o sucesso através do mérito e da  determinação”. Reforçou ainda o papel do desporto como uma ferramenta estratégica  para a promoção da juventude, da cidadania e da projecção da imagem positiva de  Moçambique no mundo. 

O Chefe do Estado encorajou o jogador a manter a humildade e o foco, sublinhando que  o caminho para o sucesso exige sacrifício contínuo, espírito de superação e  compromisso com o bem comum. Enalteceu também a importância de Geny Catamo  continuar a servir de referência inspiradora para milhares de jovens moçambicanos que,  como ele, sonham com um futuro de conquistas nos mais diversos domínios. 

Por sua vez, Geny Catamo agradeceu a distinção e o gesto de  reconhecimento do Presidente da República. O atleta  expressou a sua gratidão pelas palavras de encorajamento e reiterou o seu compromisso  de continuar a elevar com honra o nome de Moçambique em todos os campos onde  compete.

 “Levo Moçambique no coração e tudo o que faço é para orgulhar o meu país  e motivar outros jovens a acreditarem que é possível”, afirmou. 

Importa destacar que, nesta época desportiva, Geny Catamo não só conquistou o título  de campeão nacional português, como também ergueu a Taça de Portugal ao serviço do  Sporting Club de Portugal.

+ LIDAS

Siga nos