A União Desportiva de Songo reforçou a liderança no Moçambola após golear, sábado, o Ferroviário de Nampula por 5-1, em jogo da 16ª jornada do Moçambola 2022. Com esta vitória, os “hidroeléctricos” passaram a somar 39 pontos, mais oito que a Black Bulls, o segundo classificado.
Reacção em força da União Desportiva do Songo à derrota sofrida diante do Ferroviário de Nacala, por 2-1, em desafio da jornada 15 do Campeonato Nacional de futebol. Domingo, os “hidroeléctricos” descarregaram o desaire sobre o Ferroviário de Nampula que encaixou cinco golos no Songo.
Num duelo com um único sentido, a baliza dos “axinenes”, Nelson abriu o activo aos 12. O suspeito do costume, Lau King, elevou a contagem para 2-0, quando estavam jogados 41’. Já na segunda parte, a União Desportiva do Songo acelerou para uma goleada. Adams, aos 76’, marcou o terceiro dos donos da casa. Dois minutos depois, Belito ainda reduziu para os visitantes. Euforia travada, essa, com um golo de Dário. Com esta vitória, os “hidroeléctricos” passaram a somar 39 pontos, mais oito que a Black Bulls, o segundo classificado.
O Ferroviário de Nampula, esse, continua na quarta posição com 25 pontos. Ainda no sábado, na abertura da 16ª jornada do Moçambola 2022, o Ferroviário de Maputo não foi para além de um empate a uma bola diante da Associação Desportiva de Vilankulo. Nelsinho abriu o activo no Estádio da Machava aos 17’. O Ferroviário de Maputo é 5º classificado com 23 pontos, enquanto a Associação Desportiva de Vilankulo ocupa a 9ª posição com 16 pontos.
Isto, de resto, depois de Tununo, servido por Shaquille ter desperdiçado uma soberana oportunidade para marcar. O mesmo Tununo teve o golo nos pés, na segunda parte, mas o seu remate foi devolvido pelo poste. Jaime fez o contrário. Aos 63’, o jogador da Associação Desportiva de Vilankulo encheu o pé e fez o empate. Balde de água fria na Machava.
Quem regressou às vitórias no Moçambola 2022 é o Costa do Sol. A jogar em casa, o conjunto orientado por Artur José Semedo falhou na primeira parte para não conseguir sair com um resultado histórico. Beto Maravilha e Ciganinho foram a expressão do desacerto com a baliza por parte dos “canarinhos”.
Valeu uma grande penalidade convertida por Cambato, aos 27’, para dar uma vantagem mínima ao intervalo! Já na segunda parte, Ciganinho redimiu-se de tamanha falta de pontaria ao marcar aos 49’. Ainda houve espaço para Widson, aos 65’, fixar o resultado final em 3-0. Sexto golo do avançado do Costa do Sol na competição. O Costa do Sol é, agora, 3º classificado com 28 pontos.
As honras desta jornada vão também para o Incomáti que, a jogar no canavial, derrotou a Liga Desportiva de Maputo por 2-1. Terceira vitória dos açucareiros que estão a encetar uma boa recuperação desde que Victor Manyamba assumiu o cargo de treinador desta formação. Com esta vitória, o Incomáti passou a somar 16 pontos, os mesmos que a Associação Desportiva de Vilankulo.