A União Desportiva de Songo é a primeira finalista da Taça de Moçambique ZAP, após vencer o Costa do Sol por 3-1, em jogo da meia-final da prova. O adversário dos hidroeléctricos será conhecido esta quarta-feira, quando os ferroviários de Maputo e da Beira se defrontarem para a segunda meia-final
Está encontrado o primeiro finalista da Taça de Moçambique ZAP, edição 2024.
Naquela que era tida como a final antecipada da Taça de Moçambique ZAP, a União Desportiva de Songo afastou o Costa do Sol e chega a final deste sábado, no Estádio 25 de Junho, em Nampula.
As duas equipas tinham ambições claras, afinal são duas das três melhores equipas do futebol moçambicano da actualidade. Desde cedo viu-se que havia vontade das duas equipas em vencer o jogo.
Começou por ser o Costa do Sol a mostrar essa vontade aos 14 minutos, quando abrir o marcador. Mau atraso de Infren, com Richard Mbulu a pressionar Ivan, ganhar na disputa e de cabeça a marcar.
Não tremeu a União Desportiva de Songo, que correu atrás do prejuízo, e quatro minutos depois chegou ao empate atravês de Lau King, a aproveitar fragilidades defensivas dos canarinhos.
As duas equipas ainda tiveram oportunidades de desfazer o empate na primeira parte, mas sem conseguirem balançar as redes.
Na segunda parte os “hidroeléctricos” estiveram melhor e visitaram mais a baliza de Victor Guambe, ainda que, há espaços, o Costa do Sol tentasse também chegar ao golo. Acabou sendo A união Desportiva de Songo a desfazer o empate num canto cobrado por Miquissone, com Lau King a desviar para o remate de Dominguez.
Com o 2-1 no marcador, cabia ao Costa do Sol procurar o empate e forçar as grandes penalidades, e por isso atacava mais, e descurrou da defesa. Aproveitou a União Desportiva de Songo e num desses lances Chico Mioche comete falta à entrada da área e vê o cartão vermelho.
Com mais um em campo os hidroeléctricos tiveram mais espaços e num contra ataque selaram a vitória por John Banda, sem oposição, a sentenciar o marcador.
O adversário da União Desportiva de Songo na final vai sair do embate entre os Ferroviários de Maputo e da Beira, esta quarta-feira.