Sete distritos estão completamente isolados e outros dois parcialmente, em consequência do desabamento da ponte sobre o rio Montepuez, em Cabo Delgado. A província é fustigada pela chuva desde quinta-feira.
Trata-se dos distritos de Meluco, Macomia, Muidumbe, Mueda, Nangade, Palma, Mocímboa da Praia, Quissanga e Ibo. Os doís últimos são os que estão parcialmente isolados.
A ponte sobre o rio Montepuez, na Estrada Número 380, foi construída na época colonial e desde esse tempo não houve reabilitação.
A delegação da Administração Nacional de Estradas está no terreno para se inteirrar dos danos à infra-estrutura que ligava, por terra, os nove distritos acima mencionados a outros pontos de Cabo Delgado.
A delegada do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) naquela província disse que houve quatro feridos que receberam assistência médica. Neste momento, existem 14 centros de acomodação para as pessoas desalojadas.
Em quase todas as épocas chuvosas, a zona norte de Cabo Delgado fica isola devido a quedas de pontes. A última interrupção da EN380 ocorreu em Abril deste ano, por conta do ciclone Kenneth, que provocou a destruição da ponte sobre o rio Muagamula.
A chuva continua a cair em Cabo Delgado e causou cortes em mais vias de acesso. O norte da província pode ficar sem energia eléctrica se a situação persistir.