O País – A verdade como notícia

Define-se hoje novo preço de referência da castanha de caju

O Instituto de Amêndoas de Moçambique realiza, nesta sexta-feira, a I Sessão do Comité de Amêndoas, na Cidade de Maputo. A sessão tem como objectivo central definir o Preço de Referência de compra da castanha de caju ao produtor para a Campanha de Comercialização 2025/26.

Com a iniciativa, pretende-se garantir uma remuneração justa e sustentável aos actores da cadeia de valor do caju.

A reunião, orientada por Momade Juízo, secretário de Estado do Mar e Pescas, procurará alcançar consenso sobre o preço a ser praticado a nível nacional, tendo em conta a avaliação dos custos de produção (mudas, mão-de-obra, insumos, colheita, transporte e armazenamento) e os custos de processamento industrial.

De acordo com um comunicado do instituto, no evento, vai-se partilhar o desempenho da Campanha de Comercialização 2024/2025 e fazer o prognóstico da produção para a Campanha 2025/2026.

Irão participar na sessão, membros do Conselho de Técnico do Instituto e outros actores da cadeia de valor de amêndoas nomeadamente: produtores, comerciantes, processadores, sindicatos, representantes dos Ministérios da Indústria e Comércio, Economia e Finanças, convidados do sector público e parceiros de cooperação.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos