Ministério da Defesa Nacional lançou uma ofensiva de perseguição e destruição de bases terroristas no limite entre os distritos de Muidumbe e Macomia. Designada “Vulcão IV”, a operação militar conta com as forças nacionais e estrangeiras.
Através de um comunicado datado de 01 de Janeiro de 2023, as Forças Armadas de Defesa de Moçambique anunciam o lançamento de uma operação designada “Vulcão IV”, que tem como foco o território a norte do rio Messalo, onde os terroristas continuam a aterrorizar as populações.
O território em causa compreende a área que vai do distrito de Muidumbe à parte do distrito de Macomia, mais concretamente, no Posto Administrativo de Chai.
A operação, “(…) visa intensificar medidas de perseguição e destruição das bases terroristas do inimigo que aterroriza o Norte do rio Messalo, distrito de Muidumbe e o Ocidente de Chai, no distrito de Macomia”, lê-se no comunicado.
Esta segunda-feira, o Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, esteve no distrito de Malema, na província de Nampula, onde lançou oficialmente a campanha de recenseamento militar, edição de 2023. Sobre a operação “Vulcão IV”, nada disse, mesmo depois de a nossa equipa de reportagem perguntar sobre os resultados.
No documento que temos citado, explica-se que a operação “Vulcão IV” é a continuação da operação “Vulcão I”, que foi realizada em Julho do ano passado e que culminou com a destruição da base Katupa, que era descrita como o principal refúgio dos insurgentes no distrito de Macomia.
Falando sobre o recenseamento militar, o ministro da Defesa Nacional pediu aos jovens para aderirem em massa e passou a mensagem que lhe foi dada pelos militares em Cabo Delgado, para transmitir a outros jovens.
“Os militares que estão lá disseram: caros jovens moçambicanos, o país é nosso e não deixemos que o terrorismo se alastre. Protejamos as nossas famílias; juntemo-nos como um povo para erradicar este mal, porque juntos somos mais fortes. Exortamos à participação massiva de todos os indivíduos elegíveis para a presente campanha de recenseamento militar de defesa nacional”, disse Chume, falando a uma plateia de algumas centenas de jovens que estiveram na vila-sede do distrito de Malema.
Para este ano, está previsto o recenseamento de mais de 221 mil jovens a nível nacional.