(Zheng Xuan, Embaixadora da China em Moçambique)
Em 1 de setembro, S.E. Xi Jinping,Presidente da República Popular da China propôs solenemente a Iniciativa de Governança Global na reunião da Organização de Cooperação de Shanghai Plus. No mesmo dia, a China lançou oficialmente o Documento Conceitual sobre a Iniciativa de Governança Global. Isso marca mais um bem público significativo contribuído pela China para o mundo, após a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilizações Globais. Hoje, queria compartilhar as minhas perspetivas sobre esse importante conceito por meio de três perguntas: Por que a Iniciativa surgiu? Qual é a sua essência? Como será implementada?
- Por que surgiu: o valor de era da Iniciativa de Governança Global
O ano corrente marca o 80º aniversário das Nações Unidas. Há oitenta anos, a fundação da ONU iniciou uma nova era de governança global. Oitenta anos depois, o mundo entrou num novo período de turbulência e transformação, com as deficiências dos mecanismos internacionais existentes cada vez mais evidentes. A governança global encontra uma nova encruzilhada. Neste contexto, o Presidente Xi Jinping, com o objetivo de salvaguardar a segurança e a harmonia mundial e promover o desenvolvimento da sociedade dos seres humanos, focando com a questão crítica de “que tipo de sistema de governança global deve ser construído” e “como a governança global deve ser reformada e melhorada”, apresentou a Iniciativa de governança Global. Isso traçou o caminho para a reforma do sistema de governança global, apoiando a construção de um sistema de governança global mais justo e equitativo e contribuindo com a sabedoria e as soluções chinesas para o reforço e a melhoria da governança global.
2. Qual é a sua essência: os princípios fundamentais da Iniciativa de Governança Global
Os cinco princípios fundamentais da Iniciativa de Governança Global são: aderir à igualdade soberana,cumprir o Estado de direito internacional, praticar o multilateralismo, advogar a abordagem centrada no povo e focar em tomar ações reais. A igualdade soberana é o principal pré-requisito para a governança global, o Estado de direito internacional é a garantia fundamental, o multilateralismo é o caminho básico, a abordagem centrada no povo é a orientação de valores e ações reais contituem o princípio importante. A essência espiritual destes cinco princípios fundamentais é consistente com os objetivos e princípios da Carta das Nações Unidas. Visam apoiar firmemente as Nações Unidas no desempenho do seu papel central nos assuntos internacionais, incentivar os países a participar na reforma e no desenvolvimento do sistema de governança global por meio de mecanismos multilaterais, como as Nações Unidas, e responder de forma mais eficaz aos desafios da nossa era.
3. Como será implementada: o bom exemplo da Iniciativa de Governança Global
A Iniciativa de Governança Global não busca derrubar a ordem internacional existente nem estabelecer um novo sistema separado da estrutura internacional atual. Em vez disso, visa aumentar a eficácia e a eficiência do sistema e dos mecanismos internacionais existentes para melhor servir aos interesses de todos os países, especialmente dos países em desenvolvimento. A China está disposta a defender a visão de governança global baseada na consulta, contribuição conjunta e benefícios partilhados. Contando com as Nações Unidas,as organizações internacionais relevantes e mecanismos multilaterais regionais e sub-regionais, a China fortalecerá os intercâmbios e cooperações com todos os países, incluindo Moçambique, nas áreas-chave como a reforma do quadro financeiro internacional, inteligência artificial, ciberespaço, mudanças climáticas e comércio. Vamos defender conjunta e resolutamente a autoridade e o papel central das Nações Unidas, apoiar a implementação do Pacto para o Futuro, praticar a Iniciativa de Governança Global, promovendo de mãos dadas a construção de um sistema de governança global mais justo e equitativo e uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.