São realizadas, hoje, no paços do Município de Maputo, as cerimónias fúnebres de Bernardo Lidimba, Director-Geral do Serviço de Informação e Segurança de Estado (SISE). A cerimónia conta com a presença do Presidente da República.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, elogiou o trabalho feito pelo número um do Serviço de Informação e Segurança de Estado, dizendo que foi um homem comprometido com o trabalho. “Lidimba percebia que o SISE precisava viver, por isso precisava de sangue novo… Bernardo Constantino Lidimba foi servidor público exemplar, um diplomata respeitado”.
Nyusi falou ainda do “percurso exemplar” do Director-Geral do SISE, destacando os seus feitos no serviço ao Estado moçambicano. “Lidimba construiu uma relação de confiança com seus homólogos da região e do continente”, por isso, prosseguiu o Chefe de Estado, é que se celebra a sua vida.
A partida de Lidimba, acrescentou, deixa aos moçambicanos a responsabilidade de honrar o seu percurso. “A sua ausência será sempre sentida, mas o seu legado estará sempre nos nossos corações”.
Por fim, Filipe Nyusi endereçou “as suas sentidas condolências” a família Lidimba.
O País sabe que a urna vai, a seguir, ser levada ao Aeroporto de Maputo, para ser transladado para cidade de Pemba, onde será enterrado.